Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Arujá terá workshop sobre a criação consciente de abelhas
Com o intuito de divulgar a criação consciente de abelhas e a importância ecológica e econômica desta prática, o Departamento de Genética da FMRP-UPS traz para Arujá o 1º Workshop de Meliponicultura. O evento será realizado no dia 25 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail: workshoparuja@gmail.com.
A atividade, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será sediada no Espaço do Empreendedor (Rua Adhemar de Barros, nº 60, Centro). Na ocasião, pesquisadores e especialistas no assunto abordarão questões como a criação consciente de abelhas nativas, além dos aspectos da biologia básica, fundamentais para a preservação do inseto.
A abertura do evento está marcada para as 8h30. Em seguida, será realizada a palestra “Biologia dos meliponíneos”, ministrada por Ademilson Espencer Egea Soares. Na sequência, com Raoni Duarte, os participantes poderão aprender a montar um meliponário e a capturar e manusear abelhas indígenas. Ainda no período da manhã, Jairo de Souza explicará como é feita a transferência de ninhos para colmeias racionais.
Após a pausa para o almoço, com retorno previsto para as 14 horas, acontece a palestra de Daniel Malusá Gonçalves, “Sem abelhas sem alimentos” – campanha “Beer or not to be”. Ainda na programação, Ivan de Castro falará sobre a multiplicação de ninhos e produção de rainhas. Para encerrar, Geusa Freitas abordará as questões de Meliponicultura no Brasil e plantas melíferas.
Meliponicultura
A Meliponicultura é a criação consciente de abelhas nativas, como jataí, iraí, mandaçaia, borá, moça-branca, canudo e tujuba, todas sem ferrão. São elas as responsáveis pela polinização, o que melhora a qualidade de frutos e garante a reprodução de várias espécies vegetais.