Em entrevista coletiva realizada no Paço Municipal, na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Arujá, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, anunciou a data de início do 1° Festival Folclórico de Arujá e do 26º Encontro das Duas Tribos de Parintins – Caprichoso e Garantido, que serão realizados nos dias 29, 30 e 31 de agosto no Clube União Arujaense.
Os três dias de programação contarão com apresentações culturais, danças típicas, shows musicais, gastronomia e mais: o tradicional duelo simbólico entre os bois Caprichoso e Garantido.
A coletiva de imprensa foi aberta pelo prefeito Luis Camargo. Em sua fala, ele destacou a importância das ações artísticas como ferramentas de aproximação entre a administração pública e a população. O prefeito também ressaltou o crescimento cultural e econômico de Arujá. “Para nós, de fato, é motivo de grande satisfação promover esse evento em parceria com as Secretarias e em apoio à nossa rica cultura nacional”, arrematou.
O secretário municipal de Cultura, Rogério da Padaria, por sua vez, reforçou que a iniciativa, assim como outras ações previstas para agosto, tem como objetivo valorizar o folclore e a cultura nacional. “As atividades em contemplação à cultura brasileira serão realizadas durante todo o mês. Começando pelo Festival Literário na Praça do Coreto, com a exposição no nosso Museu Municipal, que também é voltada ao folclore e, por fim, o tão esperado Festival”, explicou.
Além do prefeito e do secretário de Cultura, a coletiva contou com a presença do vice-prefeito Rodolfo Machado, do vereador Divinei, que destinou emenda para o evento, de representantes culturais, patrocinadores da festa de Parintins e da imprensa local.
Entre os convidados estavam o professor Allan Kardec Silva Ferreira, a professora de artes Marize de Castro Manopeli, idealizadora do projeto dos bois em uma escola estadual de Arujá em 1999, a produtora Lucy Almeida e representantes dos patrocinadores do evento.
Durante sua fala, Marize relembrou o início do projeto no município. Professora de artes, desenvolveu no final dos anos 90, junto com os alunos da 7ª série da Escola Estadual Dr. Rene de Oliveira Barbosa, um trabalho sobre as regiões do Brasil. A atividade evoluiu para uma reprodução do Festival de Parintins e, com o passar dos anos, foi incorporada ao calendário oficial de festividades de Arujá.
O Festival também contará com recursos da Lei Aldir Blanc, que tem como objetivo apoiar o setor cultural em todo o país.
Programação
Na sexta-feira (29), o festival começa às 17h, com danças típicas a partir das 18h. No sábado (30), a atividade começa às 17h e o tradicional duelo dos bois, às 19h30. Já no domingo (31) ocorre a matinê folclórica infantil, das 14h às 19h, com premiação para a melhor fantasia folclórica.
A entrada, em todos os dias do evento, será gratuita. A população também poderá trocar 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade, por um abadá. Os pontos de troca ainda serão divulgados.
Atrações confirmadas
O show de Reginaldo Sama está previsto, além do cantor oficial do Boi Caprichoso, Edilson Santana, e da cantora amazonense Ianayra.
A tradicional Banda Canto da Mata, com mais de 30 anos de carreira, também se apresentará, assim como os alunos do Centro de Convivência do Idoso (CCI), a Fanfarra Municipal, o Grupo de Maracatu e o Grupo de Carimbó.
Oficinas gratuitas
Durante a preparação do evento, duas oficinas preparatórias serão oferecidas gratuitamente para o público (a partir dos 12 anos) nos dias 7, 8 e 9 de agosto na Casa do Artesão e, no dia 13, no Clube União Arujaense.
A Oficina de Artesanato Indígena, ministrada pelo professor Renan Ruiz, será promovida do dia 7 ao dia 9. Nela, o público aprenderá a confeccionar cocares e colares utilizados nos bois Caprichoso e Garantido. As aulas acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de agosto na Casa do Artesão (Avenida dos Expedicionários, 74 – Jardim Rincão), nos seguintes horários: quinta e sexta-feira às 15h e sábado às 10h. A oficina será ministrada pelo professor Renan Ruiz. Ambas as atividades contam com o apoio do Ponto de Cultura Cia Gepeto.
Para a Oficina de Artesanato, os interessados devem se inscrever pelos telefones:
(11) 4654-4016 – Secretaria de Turismo
(11) 94568-1923 – Comercial Dalvana
Já a Oficina de Dança Folclórica, com o professor Sidney Alves, será realizada no dia 13 de agosto, das 18h30 às 19h30, no Clube União Arujaense. As inscrições para a Oficina de Dança poderão ser feitas presencialmente no primeiro dia de aula (13 de agosto) e são gratuitas.
Os alunos da oficina de dança também irão se apresentar no festival.
Mais informações: (11) 4651-1261 – Prefeitura de Arujá e Secretaria Municipal de Cultura
Site da Prefeitura: https://www.prefeituradearuja.sp.gov.br
Instagram: @culturaarujaoficial