Promesp lançará: Prevenir é Melhor

Combate à obesidade infantil

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 27/02/2020

Promesp lançará programa de combate à obesidade infantil

 

         Prevenir é Melhor. Este é o nome do programa de combate à obesidade que será desenvolvido pelo Programa Municipal de Esportes (Promesp) com alunos de 5 a 17 anos, matriculados na Praça da Juventude, nos ginásios Habib Tannuri (Centro) e Mario Covas (Parque Rodrigo Barreto) e na Estação Cidadania (Jardim Cerejeiras). A ação envolve as Secretarias de Esportes e Lazer, de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

         Cada núcleo participante do programa terá uma sala montada com equipamentos especiais como bicicletas ergométricas horizontais, espaldares (aparelho fixado em paredes que permite a realização de uma série de exercícios) e minitrampolins, entre outros. O recurso de R$ 36 mil para a compra do material veio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, gerido pelo CMDCA.

         A equipe do Promesp irá diagnosticar quais e quantos alunos estão com sobrepeso e obesidade para oferecer a participação no programa, duas vezes na semana.

         "O nome do programa diz tudo. Hoje nós temos 51% da população brasileira acima do peso e isso inclui muitas crianças e adolescentes", explica o secretário de Esportes e Lazer, Vicente Nasser do Prado, o Souzão.  O adjunto da Pasta, Fábio André de Souza, completa ressaltando que "a prevenção deve começar o mais cedo possível, porque o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para inúmeras doenças. Unir a prática esportiva e a conscientização dos hábitos alimentares só produz benefícios positivos", afirma.

         A presidente do CMDCA, Maria Conceição Melo Veras Galbetti, explica que a utilização do Fundo Municipal para custear programas de impacto à infância ou adolescência passa por diversas etapas como receber e examinar o alcance da proposta, a submissão dela à análise jurídica e à aprovação do Legislativo.         "Todos gostaram muito do projeto, que é de fato bem interessante", disse.

         Já a Secretaria Municipal de Saúde estará na iniciativa por meio de palestras com os participantes do programa e seus pais, tanto para conscientizar sobre o problema, quanto para estimular a prática de hábitos alimentares mais saudáveis.

         "Hipertensão arterial, certos tipos de câncer e problemas cardiovasculares são algumas das complicações enfrentadas por boa parte de pessoas que sofrem com a obesidade. No Brasil, estima-se que uma em cada dez crianças e adolescentes lida com esta situação. Isso é o que o projeto pretende prevenir", pontua a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino.

         Segundo a nutricionista da Pasta, Nathalia Fernandes de Souza Silveira, "é indispensável envolver a família. Hábitos saudáveis como praticar atividades físicas regularmente, priorizar o consumo de alimentos in natura, reduzir a ingestão de produtos ultraprocessados e beber muita água auxiliam no melhor funcionamento de metabolismo e dão mais disposição".

         Outras informações podem ser obtidas no telefone 4655 0851.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo