7º Congresso Municipal da Educação

Oficinas e palestras encerram

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 25/07/2016
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Oficinas e palestras encerram o 7º Congresso Municipal da Educação

 

Mais de 20 palestras e oficinas marcaram, nesta sexta-feira (22/07), o encerramento do 7º Congresso da Educação de Arujá. As atividades foram desenvolvidas em diversas unidades com o objetivo de motivar, provocar reflexão e fomentar a formação contínua dos profissionais da rede municipal.

No total, mais de 1,4 mil servidores de todos os cargos participaram do Congresso. Entre as oficinas e palestras desta sexta, foram abordadas temáticas como as dificuldades em ensinar; metodologias e práticas na realização de projetos; multiculturalismo; gestão escolar; papel e importância do coordenador pedagógico; educação para o trânsito; relações interpessoais e equipes colaborativas.

Na Câmara Municipal, a palestra “Brincar de aprender: oportunizando aprendizagens significativas” foi conduzida pela escritora, historiadora e especialista em literatura infantojuvenil Maria Lenice Gomes da Silva, de Recife (PE).

Utilizando brincadeiras que remeteram à infância e jogos de palavras e cantigas, a professora proporcionou um momento de diversão, reflexão e resgate da memória nos profissionais da rede municipal.

“Os livros, a fala e a literatura têm um poder tão grande e foi com esse pensamento que criei o ‘Recreio da Palavra’, em que, durante o intervalo, recitava poemas na escola. Penso que nunca devemos negar um livro a uma criança. A palavra pode enfeitiçar e esta atividade é uma forma de provocar esta reflexão”, disse.

Na opinião de quem participou, o resultado foi mais que positivo. “Passei muitas coisas na vida e superei porque tive uma grande mãe, que sempre brincou, contou história e divertiu a mim e a meus dez irmãos. Minha reflexão foi ver que aproveitar esta fase da infância e brincar com a criança é essencial porque vai dar a ela uma base muito grande para a vida”, afirmou a professora Eni Cortes.

Assim como ela, Francisca Elizabeth Mattos falou do papel das brincadeiras no processo de educação. “São muito importantes para o desenvolvimento do aluno. Ele passa a maior parte do tempo com a gente, que pode usar a própria experiência para fazer um bom trabalho”, afirmou.

Balanço

Após o encerramento do Congresso, a secretária municipal da Educação Maria Goretti Aguiar Alencar fez um balanço das atividades e agradeceu a toda a rede de profissionais que trabalha pela melhoria da qualidade de ensino na cidade.

“A escola deve ser um ambiente democrático e prazeroso para todos, mas, principalmente para a criança. O Congresso foi muito positivo e atendeu aos objetivos de proporcionar novos aprendizados, ensinar maneiras diferentes de levar conteúdo para a sala de aula e de tornar o ambiente educacional mais qualificado”, afirmou.

Neste ano, o tema do Congresso foi a “Educação da personalidade: a importância da escola na construção de projetos de vida”.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo