Arujá vai receber polo de Universidade

Universidade Virtual do Estado

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 27/10/2017
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Arujá vai receber polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo

O município de Arujá deverá receber um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o chamamento público divulgado pela instituição de ensino esta semana, Arujá ficou em 10º lugar na classificação entre as 53 cidades com mais de 50 mil habitantes que foram escolhidas. A assinatura do convênio deverá ocorrer nas próximas semanas, após a homologação do resultado.

O pedido de uma Univesp para Arujá foi realizado pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Oliveira, ao vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Márcio França, com o objetivo de que o termo de parceria seja concretizado ainda este ano para início de aulas em 2018.

De acordo com o vice-prefeito arujaense, a iniciativa vai favorecer a democratização do ensino superior no município. “Com isso, nossa população terá mais oportunidades para se capacitar para o mercado de trabalho”, disse, enfatizando a gratuidade e a qualidade dos cursos, ministrados por professores da USP, UNESP e Unicamp, e que poderão atender a estudantes de Arujá e região.

Oliveira afirmou ainda que a Secretaria Municipal de Educação fará todos os esforços necessários para concretizar esta conquista, já que existe uma contrapartida da administração municipal.

Univesp

Criada em 2012, a Univesp é mantida pelo Governo de São Paulo e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC) com a proposta de ampliar o acesso ao ensino superior público gratuito e de qualidade, oferecendo cursos de graduação nas áreas de licenciatura e bacharelado em ciências naturais, matemática, engenharia de computação, engenharia de produção e gestão pública, além de licenciaturas em biologia, física, matemática, química e pedagogia. Arujá poderá ter até quatro cursos.

Nove cidades do Alto Tietê deverão ter um polo da Univesp em 2018, entre elas, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Os interessados em estudar nos polos precisarão disputar vestibular (da mesma forma que as outras instituições estaduais). Os mais bem classificados vão formar turmas para aulas em diferentes períodos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo