comércio, restaurantes, salões de beleza
Arujá publica novas regras para o comércio, restaurantes, salões de beleza e academias
Todos os municípios do Estado voltaram para a fase amarela do Plano São Paulo
A Prefeitura de Arujá publicou nesta quarta-feira (02/12), por meio do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, o decreto que prorroga a quarentena e retorna no município a fase amarela do Plano São Paulo. Dessa forma, estabelecimentos comerciais, restaurantes, salões de beleza e academias passam a funcionar sob novas restrições para conter o avanço da pandemia na cidade.
Após a atualização anunciada pelo Governo do Estado, a administração municipal decidiu acompanhar as normas previstas no decreto estadual. O objetivo é intensificar os cuidados para controlar a transmissão da doença. No município, a medida passa a valer a partir desta quinta-feira (03) e terá vigência até 31 de dezembro.
Com as mudanças, o funcionamento das atividades fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, devendo encerrar o atendimento até as 22 horas. Outra alteração está relacionada à ocupação dos espaços. No caso dos bares, restaurantes, lanchonetes e similares, ela está limitada a 40% da capacidade dos assentos. Isso significa que, se um ambiente abriga 100 pessoas sentadas, só poderá receber 40.
A mesma regra vale para os estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços (escritórios, por exemplo), salões de beleza, clínicas de estéticas, academias de ginásticas, atividades esportivas, culturais e religiosas. Não é permitido ultrapassar o limite de 40% de ocupação, sob pena de sanções previstas na legislação municipal e de outras medidas de natureza cível ou criminal.
Além disso, o decreto proíbe a realização de atividades que gerem aglomeração, como festas, baladas, torcidas em estádio, grandes shows e quaisquer eventos com público em pé. Ainda segundo o documento, cada atividade deve obedecer aos protocolos padrões setoriais e específicos. O uso de máscara e a disponibilização de álcool em gel permanecem obrigatórios para todos.
“É importante destacar que todos os municípios voltaram para a fase amarela do Plano São Paulo em razão do aumento dos índices da Covid-19. Subiram o número de internações, de casos confirmados e de óbitos. Precisamos da colaboração de todos para controlarmos o avanço da doença e salvarmos vidas. A pandemia ainda não acabou, é preciso que isso fique claro”, afirma o prefeito José Luiz Monteiro.
Acesso
Todas as regras da quarentena podem ser acessadas no decreto municipal 7.572/2020, disponível na edição 329 do Diário Oficial Eletrônico (www.diariooficial.prefeituradearuja.sp.gov.br).