Escola Municipal Isabela Pavani
Estudantes da rede municipal visitam o Projeto Tamar, em Ubatuba
Mais de 40 alunos da Escola Municipal Isabela Pavani Castilho Cruz, do bairro Copaco, visitaram o projeto Tamar, em Ubatuba, no litoral norte. A atividade é resultado da parceria das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Turismo com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
O projeto contempla municípios do Circuito das Nascentes. Além de Arujá, já foi realizado em Mogi das Cruzes e deve passar ainda por Biritiba Mirim, Poá e Santa Isabel.
“É muito bom termos um projeto como este, que oportuniza vivência e uma série de aprendizados significativos para os alunos”, afirmou a responsável pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Elaine Cristina Gentil Baptista dos Santos.
A gestora Lucimar Alves Ferreira destacou a relevância da participação dos estudantes. “É uma experiência singular para eles, porque faz a convergência entre todo o conteúdo que nós já trabalhamos em sala de aula com uma vivência inédita. Vamos desenvolver uma sequência didática, com atividades que irão explorar tudo o que eles aprenderam no passeio”, disse.
O Projeto
A missão do Projeto Tamar é proteger as tartarugas marinhas que vivem no Brasil, trabalhando ainda com apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre os animais.
As atividades são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.