Alerta Meio Ambiente
Queimadas prejudicam saúde e natureza, alerta Meio Ambiente
A falta de chuva e a temperatura alta das últimas semanas tornam a vegetação seca e contribuem para o surgimento de queimadas em diferentes bairros de Arujá, provocando danos à natureza e aumentando os riscos à saúde, principalmente os de origem respiratória. Quem faz o alerta é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com a Pasta, a maior parte das queimadas começa em função de pessoas que usam fogo para limpar terrenos baldios e acabar com o lixo ou que lançam pontas de cigarro e outros objetos nas margens de avenidas e rodovias, como é o caso da Mogi-Dutra (SP-88), em que já é possível ver pontos castigados pelo fogo.
Entre os problemas ambientais causados pelas queimadas estão o aumento da temperatura global, fator que altera quantidade e distribuição das chuvas; poluição do ar; perda de áreas florestadas; e a destruição de habitats naturais.
Para a saúde, a exposição à fumaça pode causar ou agravar doenças respiratórias, como a bronquite, e provocar câncer de pulmão, quando o contato ocorre por longos períodos.
De acordo com a lei de crimes ambientais (9.605/98), causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora pode levar a pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Denúncias
Para denunciar queimadas, o cidadão pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou a Secretaria de Meio Ambiente (4652-1623).