“Tá tranquilo, tá favorável”
EM Profº Eufly Gomes desenvolve projeto sobre indisciplina
“Tá tranquilo, tá favorável”, é o nome do projeto que vem sendo desenvolvido na EM Profº. Eufly Gomes, no Centro Residencial, com o objetivo de melhorar o comportamento no ambiente escolar e diminuir o número de ocorrências no período de intervalo das aulas. Em reunião realizada nos últimos dias, a direção recebeu os pais e responsáveis pelos 635 alunos matriculados na unidade.
O “I Encontro Família Eufly Gomes” contou com a presença da assistente social Maria Estela Romero de Brito, da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, os pais dos alunos participaram de dinâmicas e conheceram a iniciativa, entendendo a necessidade do trabalho colaborativo em prol dos estudantes.
“Os pais puderam ver mais de perto a realidade da escola, apresentada pelos dados coletados todos os dias, e pelos relatos das ocorrências, e se mostraram interessados em contribuir, já que entenderam a iniciativa como algo que seus filhos vão levar para a vida”, afirmou Estela. Ainda segundo a assistente social, “a ideia foi sensibilizar e mobilizar os responsáveis pelos alunos para fortalecer a parceria escola/família”.
O secretário de escola Claudio Massena realizou as palestras de apresentação do programa para as crianças. Segundo ele, a atividade foi marcada pelo diálogo junto aos pequenos, que se mostraram motivados com a iniciativa.
“Abordando o tema ‘respeito’, entre outros pontos, foram discutidos os deveres dos estudantes na escola, reforçando as regras de convivência e os objetivos do projeto”, informou.
Segundo a equipe pedagógica, já é possível perceber melhora no comportamento das crianças, assim como a redução no número de ocorrências. O projeto será monitorado mensalmente ao longo do ano letivo.
“Tá tranquilo, tá favorável”
A primeira etapa do projeto, com foco nos educadores, foi trabalhada nas Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), com o tema “Como se resolve a indisciplina”. Na segunda etapa, os agentes de apoio e inspetores tiveram reforçadas as orientações de como proceder diante de situações de indisciplina, sobretudo no momento do intervalo.