Educação é contemplada com ônibus
Educação é contemplada com ônibus do Programa Caminhos da Escola
A Secretaria de Educação de Arujá recebeu um novo ônibus escolar para atender aos alunos da rede. O veículo, adaptado para pessoas com deficiência, chega à cidade após a Prefeitura aderir e preencher os requisitos do programa Caminhos da Escola, do Ministério da Educação.
Com capacidade para transportar 22 estudantes e equipado com ar-condicionado e uma plataforma para cadeirantes que desce até o nível do solo, o ônibus só depende do emplacamento, previsto para acontecer nos próximos dias, para começar a rodar. O automóvel também possui uma cadeira de rodas para utilização por estudantes que tenham esta necessidade.
Além deste, a Educação aguarda um segundo veículo nos próximos dias, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 150 mil do deputado Walter Ihosi, explica o diretor da Secretaria Municipal de Educação, Donizete Silva.
Atualmente, a frota da Educação é composta por oito veículos que transportam, ao todo, 1.474 crianças no trajeto entre casa e escola.
“A vinda dos novos ônibus vai fortalecer o atendimento prestado pela Secretaria às nossas crianças. É uma conquista importante, uma vez que tivemos de preencher várias exigências para sermos contemplados”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Goretti Aguiar Alencar.
Caminho da Escola
O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
O programa também visa a padronização dos veículos de transporte escolar, a redução dos preços dos veículos e o aumento da transparência nessas aquisições.
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.