Nesta quinta-feira (19/05)
Saúde presta contas do 1º quadrimestre do ano na Câmara
A Secretaria de Saúde de Arujá prestou contas dos atendimentos, programas e serviços realizados no primeiro quadrimestre do ano nesta quinta-feira (19/05), em audiência pública realizada na Câmara de vereadores, conforme prevê a Lei Complementar Federal 141/2012.
De acordo com o balanço, na rede básica de saúde os profissionais do Programa Mais Médicos realizaram 24.843 atendimentos, sendo a maioria na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Barreto (7.625).
No tocante aos serviços de enfermagem e auxílio de enfermagem, as UBSs registraram 31.610 atendimentos: 10.874 no Barreto, 3.348 no Jardim Emília, 5.558 no Mirante, 3.599 no Nova Arujá, 3.220 no Jardim Real, 5.011 no Centro de Saúde (CS) II. Além disso, foram 2.874 atendimentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), a maioria na área da neurologia (1.152); e 757 por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD).
Também foram apresentados os resultados das campanhas de vacinação contra a Influenza, com 15.250 doses aplicadas, número que superou a meta estipulada para o município, e da busca ativa da tuberculose, realizada de 1 a 15 de março e por meio da qual ocorreram 4.055 atendimentos.
Durante a audiência, o vereador Sebastião Vieira de Lira, o Paraíba Car, fez diversos questionamentos sobre a área, todos respondidos pelo atual secretário municipal de Saúde, Eduardo Ferreira da Silva. Os parlamentares Rogério Gonçalves, o Rogério da Padaria, e Vicente Nasser do Prado, o Souzão, também participaram da audiência.
“A participação do legislativo, nos ajudando a buscar melhorias e a fiscalizar a qualidade do serviço dispensado à população, é fundamental. É importante nos unirmos para conscientizarmos a população sobre a importância de comparecer às consultas, exames e procedimentos agendados, evitando comprometer o fluxo de atendimento dos demais usuários”, pontuou o secretário de Saúde.
Investimento
De janeiro a abril, a Saúde recebeu R$ 23.325.251,08 de investimento, montante que representa 32,78% da arrecadação de impostos. O valor é mais do que o dobro do mínimo de 15% exigido por lei.
Gestão
Na audiência, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde destacou o trabalho desempenhado pela então secretária Clarinda Carneiro, que deixou o posto em abril. “Nós agradecemos por todo o empenhou”, frisou a diretora Vera Lucia Montoani Lobo, falando em nome dos profissionais.