Estratégia Saúde da Família
ESF: Projeto de oficinas de saúde é lançado no Barreto
Uma ação social marcou o lançamento do projeto Transformador em Saúde: Oficinas de saúde, realizada pela equipe da Estratégia Saúde da Família do Parque Rodrigo Barreto. A atividade foi nesta quinta-feira (23/05), no Ginásio Mario Covas e contou com aferição da pressão arterial e uma sessão do filme Meu Nome é Rádio.
O objetivo do projeto é integrar os pacientes com seis oficinas temáticas voltadas à educação em saúde: Balde de Pipoca, realizada nesta sexta; Mãos Prendadas (artesanato); Sol, Lá, Si (música); Lembrança (resgate de memórias) e Incríveis Estrategistas (jogos).
“O projeto nasceu do que a gente constatou nas visitas às famílias e a ideia é promover estas atividades uma vez ao mês, englobando temáticas variadas. O filme, por exemplo, retrata o drama e o preconceito que o protagonista deficiente acaba passando”, afirmou a agente comunitária Beatriz de Moraes.
De acordo com ela, as próximas oficinas serão em locais abertos, mais próximos das residências das pessoas. “Muitos não conseguem se deslocar para áreas mais distantes de casa e essa proximidade fortalece a integração e o acolhimento que os pacientes precisam”, completou.
Abrangência
Lançado em dezembro de 2014 pela Secretaria de Saúde, a Estratégia Saúde da Família conta com 16 equipes nas áreas de cobertura nos bairros Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Jardim Emília e Jardim Real. No primeiro quadrimestre do ano, os agentes estiveram em mais de 52,8 mil residências.
Na prática, a ESF é o modelo adotado pelo Ministério da Saúde para reorganizar o atendimento básico, levando para dentro das casas dos cidadãos equipes compostas por médicos, agentes, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o que aumenta a confiança e a proximidade das pessoas com os profissionais que, por sua vez, oferecem o atendimento mais adequado possível para cada membro de uma mesma família. Cada equipe é responsável por até quatro mil pessoas.