Zoonoses, no Canil Municipal
Cadastro para castração de cães vai até o dia 11
Apenas para arujaenses, o cadastramento de cães machos e fêmeas para a castração gratuita pode ser feito até a próxima segunda-feira, junto ao Setor de Zoonoses, no Canil Municipal (Avenida Londres, 450, bairro do Portão). O atendimento é das 8 às 12 e das 13 às 15 horas, exceto aos fins de semana.
Para fazer o cadastro, o proprietário ou responsável deve apresentar o comprovante da vacina antirrábica do animal e levar os documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência. Em seguida, dados do cão do dono entram na lista para que a cirurgia seja posteriormente agendada.
Conforme explica a veterinária do Setor de Zoonoses, Tássia Ribeiro, a castração evita diversos problemas de saúde nos animais. Especificamente no caso das cadelas, o procedimento impede a piometra, doença grave que acomete o útero e provoca mal estar, febre, falta de apetite e dor abdominal.
“Há uma incidência maior em fêmeas que recebem a aplicação de anticoncepcionais injetáveis. A castração é a única forma de evitar isso e garantir uma vida saudável e longa para os animais”, diz.
O animal deve ter entre quatro meses e seis anos de idade para passar pelo procedimento cirúrgico. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651 3473.