“Piquenique no Front”
ELM estreia temporada do espetáculo ‘Piquenique no Front’
A Escola Livre de Música (ELM) Edmundo Ramos Barbosa estreou nesta semana a temporada do espetáculo “Piquenique no Front”, interpretado pela Cia. Os Dramáticos, e que deve ficar em cartaz até o fim do ano.
Parte de um projeto pedagógico, a peça foi apresentada a professores e diretores da rede municipal, com a finalidade de envolver as escolas.
O projeto é destinado a alunos a partir de dez anos de idade. Além das escolas municipais, a ideia é expandir o trabalho para outros grupos, como explica o professor Everton Moreno.
“Nós queremos ampliar para escolas particulares, escolas livres como de inglês e informática, e para grupos que tenham interesse em agendar lugares para assistir a peça”, afirma Moreno, idealizador e responsável pela iniciativa.
O espetáculo será apresentado às segundas-feiras, às 9 horas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail ciadramaticos@gmail.com. A capacidade máxima é de 80 lugares por cada apresentação.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4653 1084. A ELM está situada na Rua Espanha, nº 720, Jardim Rincão.
A peça
No meio de uma guerra, um soldado recebe a inesperada visita de seus pais, que aparecem na trincheira para matar a saudade e fazer um piquenique. Não temendo o perigo, eles tratam o filho com a maior naturalidade do mundo, como se estivessem em casa. Enquanto fazem a festa, um soldado inimigo aparece e, incrivelmente, é convidado a participar da reunião em família.
Nessa relação incomum e divertida, os personagens revelam o significado da guerra, ou a falta dele.
Escrito pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, o espetáculo é interpretado por alunos da ELM e tem duração de 25 minutos.
Depois da apresentação, a plateia participa de um debate sobre os temas que a história trata, como preconceito, intolerância, e de como é possível construir amizades, mesmo com o outro sendo diferente ou possuindo ideias e valores distintos.
O elenco da Cia. Os Dramáticos é formado pelos atores Ellen Mattos, Gabriel Peris, Giovanna Correcher, Jacqueline Barbosa, Kayllane Zaivan e Racquel Menezes. A direção geral é do professor Everton Moreno.