Agentes comunitários nos bairros
Saúde entrega tablets para agilizar serviço dos agentes comunitários nos bairros
Os agentes comunitários de saúde de Arujá receberam tablets nesta quinta-feira (15/09), em reunião no Espaço Empreendedor. Entregues pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de recurso do Governo Federal, os 60 aparelhos serão utilizados para registrar dados no sistema e-SUS Atenção Básica e agilizar o serviço das equipes nas visitas domiciliares.
Iniciativa do Ministério da Saúde, o objetivo é dar mais qualidade ao atendimento da Estratégia Saúde da Família por meio da informatização. Com a nova tecnologia, o profissional poderá enviar instantaneamente os relatórios das visitas para a plataforma do Ministério.
O prefeito Abel Larini comemorou a chegada dos aparelhos à cidade e parabenizou o trabalho dos agentes. “O sucesso na área da saúde depende da luta diária de vocês, ajudando milhares de pessoas nos diversos bairros da cidade”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Ferreira, a ferramenta facilita o atendimento feito pelos servidores, que até então precisavam preencher fichas à mão, carregando, de casa em casa, papéis com os dados dos pacientes.
“Vai contribuir muito com o serviço de vocês. A informatização da saúde pública é uma conquista para todos”, declarou aos agentes. Eduardo ainda acrescentou que os profissionais exercem uma função fundamental ao levarem saúde para dentro das residências.
A agente comunitária Rosária de Souza Pérola, 53 anos, relata que, com o sistema antigo, perdia muito tempo ao preencher, arquivar e depois digitar as informações na plataforma do Governo Federal. “Agora vai ficar bem mais fácil”, afirma.
Treinamento
Os 56 agentes comunitários de saúde já iniciaram o treinamento para a utilização do tablet no sistema do Ministério da Saúde. O diretor do Núcleo de Informação da Secretaria de Saúde, Paulo Gomes, e a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Luciana Baier, passaram as instruções de uso.
Responsáveis pela cobertura de 42 mil pessoas no Parque Rodrigo Barreto, Jardim Real, Mirante e Jardim Emília, os agentes realizaram 29.863 cadastros individuais até abril deste ano, segundo a prestação de contas da Secretaria de Saúde referente ao primeiro quadrimestre.
O Programa
O programa Estratégia Saúde da Família é o modelo adotado pelo Ministério da Saúde para reorganizar o atendimento básico, levando para dentro das casas dos cidadãos equipes compostas por médicos, agentes, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, o que aumenta a confiança e a proximidade das pessoas com os profissionais que, por sua vez, oferecem o atendimento mais adequado possível para cada membro de uma mesma família. Cada equipe é responsável por até quatro mil pessoas.