Projetos de educação ambiental
Escolas municipais recebem prêmios por projetos de educação ambiental
Alunos, escolas, gestores e professores da rede municipal de educação foram homenageados na quarta-feira (21/09), Dia Nacional da Árvore, durante o 3º Prêmio de Educação Ambiental e do Selo Escola Ecológica, no Clube União. Desenvolvidos no ambiente escolar, os melhores projetos receberam prêmios e menções honrosas no evento organizado pelas Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.
Com o apoio do Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente (Comdema) e das empresas CCR Nova Dutra e Meiwa Embalagens, a premiação é um reconhecimento das ações de redução de consumo de energia e água, produção de cartazes e informativos, oficinas de reciclagem, implantação de coleta seletiva, entre outras, promovidas por alunos, educadores, equipes escolares e comunidade nas escolas.
O Selo Escola Ecológica deste ano ficou com o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida, na educação infantil, e com a Escola Municipal Dona Maria de Lourdes Ferreira, no ensino fundamental. Ambas as escolas receberam também o prêmio de melhor projeto de educação ambiental.
“No projeto, aprendemos a economizar água, reciclar o lixo e muitas outras coisas”, relata Matheus Lima, 10 anos, aluno da Escola Municipal (EM) Padre Geraldo Montibeller.
A secretária adjunta de Educação, Ana Cristina do Prado Santos, afirma que a principal ideia é formar cidadãos conscientes e que preservem os recursos do planeta.
As coordenadoras do projeto, Elaine Mariano de Freitas e Marilu Paulino de Almeida, aproveitaram a oportunidade para agradecer a todos os que participaram, desde os professores e alunos até os parceiros que contribuíram para o sucesso das atividades.
O evento teve a presença do secretário Leonardo Godoy, do Meio Ambiente. Representantes das empresas Meiwa Embalagens e CCR Nova Dutra, bem como membros do Comdema prestigiaram a solenidade.
“Eu considero esse trabalho fundamental para a educação ambiental das crianças, que são o futuro”, declarou Godoy.
Convidada a transmitir uma mensagem sobre reciclagem aos alunos, a ativista ambiental Júlia Araújo, 12, disse que se cada pessoa adotar atitudes simples, como reciclar, o Brasil será mais saudável. Júlia já participou de um programa de sustentabilidade na África.
Premiações por categoria
Na categoria Carta, com os temas “Gato Xeu se recuperando de maus tratos” e "Cadelas Lila e Lola, as irmãs abandonadas”, a aluna da EM Padre Geraldo Montibeller, Rebeca Ghirotto Bone Dias Freire, ficou com o primeiro lugar.
O mesmo tema foi utilizado na categoria Desenho, cuja vencedora foi Maria Clara Barbosa Valença, da EMEIA IV.
Já na categoria Artigo de Reflexão Pedagógica, com o tema “Aedes Aegypti? Quais são os prejuízos ambientais e na saúde dos seres vivos, causados por este mosquito?”, o prêmio ficou com a professora Tatiane Assis da Silveira, da EM Padre Geraldo Montibeller.
A mesma unidade escolar, com muita alegria e palmas, conquistou a primeira colocação na categoria Performance Artística, com o tema “O ESP-Isopor é Amigo da Natureza”.