Mais de 270 crianças participaram
Mais de 270 crianças participaram da Viagem Literária, com Giba Pedroza
Transitando por lendas, advinhas, trava-línguas e causos, personagens do folclore brasileiro e obras de Ricardo Azevedo, Ana Maria Machado e de autoria própria, o escritor Giba Pedroza transportou mais de 270 crianças de Arujá para um universo repleto de onça, tartaruga, crendices e sacis nesta quinta-feira (22/09), em mais uma edição do programa Viagem Literária, na Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini.
O público foi composto por alunos das Escolas Municipais Isabela Pavani Castilho Cruz, Dona Rosalina de Almeida Mendes, Milton Barbosa, Padre Geraldo Montibeller, Julia Mitie Mine e Abílio Pinheiro André. Durante cerca de uma hora e meia, de manhã e à tarde, os pequenos se divertiram e interagiram com o autor paulista.
“A parte da leitura e a do ‘bichão’ foram as mais legais para mim”, contou Sofia Oliveira, de 8 anos, aluna do 2º ano, se referindo ao causo que abordou a temática do medo e à hora em que Pedroza convidou os pequenos a lerem parte de uma história.
Incentivando a leitura em diversos momentos da apresentação, Giba afirmou que eventos como o Viagem Literária são importantes para desmistificar o livro e apresentá-lo às crianças como “um amigo sempre pronto para um abraço”.
“Aproveito este contato para mostrar um Brasil que, às vezes, as crianças não conhecem. Falo do livro várias vezes porque ele pode nos levar a outros lugares e a viagens literárias muito interessantes”, afirmou. “Aos pais, digo para deixarem algo que podem fazer depois, pegarem um livro e lerem histórias para os filhos. Se fizerem isso uma vez, vão querer fazer duas, três. Caso não leiam, contem sobre suas infâncias e crendices que ouviam quando eram pequenos. Isso é muito legal e importante”, concluiu.
Para a bibliotecária Dalva Sabino, o fundamental de atividades como a Viagem Literária está na aproximação das pessoas com a Biblioteca. “Este é um espaço de todos. Para nós é extremamente gratificante receber pessoas como o Giba, que incentivam a leitura e trazem cultura para nossas crianças”, afirmou.
O Programa
Lançado em 2008, o Viagem Literária circula por dezenas de cidades do interior e do litoral de São Paulo, levando escritores para palestras e bate-papos em bibliotecas municipais. A ação visa o incentivo à leitura e encontra ampla receptividade entre público, autores e dirigentes da área cultural.