de prevenção à obesidade
Prefeitura lança projeto-piloto de prevenção à obesidade
A Secretaria de Esportes e Lazer de Arujá lançou nesta terça-feira (03/03) um programa de combate à obesidade e sobrepeso. Com o nome “Prevenir é Melhor”, a iniciativa é destinada a crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos que estão acima do peso. O início da ação está previsto para a próxima semana, na Praça da Juventude, no bairro Mirante.
Trata-se de um projeto-piloto que, a princípio, será desenvolvido apenas com alunos matriculados no Programa Municipal de Esportes (Promesp) ou pessoas nessa faixa etária que tenham encaminhamento médico. A ideia é que o programa seja realizado em todos os polos esportivos da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças arujaenses e evitar complicações de saúde, como problemas respiratórios e hipertensão arterial.
A ação também envolve a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que apoiam o programa com acompanhamento nutricional e infraestrutura. O CMDCA concedeu R$ 36 mil do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente para a compra de equipamentos especiais destinados ao funcionamento do programa, como bicicletas ergométricas, espaldares, minitrampolins, entre outros.
Segundo o secretário municipal de Esportes, Vicente Nasser do Prado, o Souzão, a proposta é identificar e combater casos de obesidade e sobrepeso em crianças e adolescentes. “Pretendemos fazer isso por meio de atividades físicas específicas com foco em perda de peso, assim como com conscientização sobre a importância da reeducação alimentar e da atividade física para o processo de emagrecimento”, disse.
Presente no lançamento, o prefeito José Luiz Monteiro destacou a relevância do programa, por trabalhar com ênfase na prevenção. “Considero esse projeto uma verdadeira política intersetorial cujo resultado será impagável. Investir na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos jovens é fundamental. Isso previne uma série de problemas de saúde, além de aumentar a autoestima do indivíduo e trabalhar questões sociais”, afirmou.
A presidente do CMDCA, Maria da Conceição Melo Veras Galbeti, também compareceu ao evento e enalteceu a qualidade do programa voltado para resolver um problema público que tem afetado cada vez mais pessoas. “Nos apresentaram esse projeto no conselho e vimos realmente a necessidade de aplicarmos o recurso para a compra dos materiais”, comentou.
Também estiveram presentes o vereador Rogério Gonçalves Pereira, o Rogério da Padaria, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André Souza, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Luciana Bayer, a nutricionista Nathalia Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde, além de pais e moradoras do bairro Mirante.
“Prevenir é Melhor”
Segundo o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André, para participar do projeto, é necessário estar matriculado em uma das modalidades esportivas do Promesp (ou possuir encaminhamento médico para a prática esportiva), apresentar quadro de sobrepeso ou obesidade, além de ter autorização dos pais.
“Os meios para fazer avaliação corporal e identificar o excesso de peso são a percepção dos professores de educação física, a avaliação antropométrica, que mede peso e altura, o cálculo do IMC, que é o Índice de Massa Corporal, além de indicações médicas específicas”, explicou Fábio André.
Na prática, o projeto-piloto oferece uma sala específica para o desenvolvimento de atividades físicas com foco no processo de emagrecimento, que serão realizadas duas vezes por semana, com duração média de 60 minutos por sessão.