Prefeito participa de evento estadual

Sobre novo coronavírus (COVID-19)

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 06/03/2020

Prefeito participa de evento estadual sobre coronavírus

 

         O prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, e a secretária municipal adjunta de Saúde, Patrícia Elias do Prado, participaram de uma reunião convocada pelo Governo do Estado de São Paulo para apresentar um plano de medidas de prevenção e assistência para casos do novo coronavírus (COVID-19). O encontro ocorreu nesta quinta-feira (05/03), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença do governador João Dória.

         Com a proposta de compartilhar informações sobre ações preventivas, monitoramento da população e notificação de casos suspeitos no sistema oficial do Ministério da Saúde, a reunião teve a participação de representantes de 645 cidades. Para o prefeito arujaense, a sinergia entre o Estado e os municípios é muito importante em um momento de alerta na saúde pública, principalmente em relação à uniformização das informações.

         “É essencial todo o Estado de São Paulo estar alinhado no que se refere às orientações sobre prevenção, métodos de monitoramento e notificação de casos suspeitos. Em Arujá, temos seguido à risca todos os protocolos estabelecidos nas esferas estadual e federal”, pontua Monteiro, que destacou a importância de manter a população tranquila, prestando informações corretas e verdadeiras e evitando um desespero coletivo desnecessário.

         Segundo a secretária adjunta de Saúde de Arujá, é fundamental que a população continue adotando os cuidados de precaução padrão do sintomático respiratório veiculado pela Prefeitura e que fique atenta aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, entre outros.

         “As medidas preventivas devem ser seguidas por todos, como lavar as mãos no mínimo a cada duas horas ou antes e após cada procedimento, utilizar álcool gel quando da impossibilidade da lavagem das mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar e, principalmente, evitar aglomerações e contatos com pessoas que estiveram ou que são dos países que tiveram casos confirmados”, explica Patricia.

         Caso suspeito

         Arujá monitora uma notificação suspeita de coronavírus, registrada na noite de segunda-feira (02/03). O caso ainda não foi confirmado e aguarda resultado do Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise do material coletado. A paciente de 23 anos, passou a apresentar os sintomas no último dia 26, foi atendida no Pronto Atendimento Central e segue em isolamento domiciliar.

         De acordo com as informações apuradas pela Vigilância Epidemiológica, a arujaense não fez viagens recentemente, mas atua como auxiliar de operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pode ter tido contato com pessoas sintomáticas que estiveram no exterior. Embora esteja bem, a paciente ficará em isolamento até que o resultado dos exames seja informado pelo Instituto.

         Outras informações sobre o COVID-19 podem ser obtidas no Departamento de Vigilância, no telefone 4652 1079, ramal 215.

 

 Crédito das imagens: Governo do Estado de São Paulo

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo