sobre violência sexual
Dia da Mulher: Palestra aborda questões sobre violência sexual
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Assistência Social de Arujá, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher organizaram nesta quinta-feira (05/03) uma palestra sobre a importância da perícia na identificação da violência sexual. O evento teve como objetivo informar e capacitar técnicos e profissionais da área.
Parte da programação da 1ª Semana de Conscientização sobre os Direitos das Mulheres promovida pela Câmara Municipal de Arujá, a atividade foi ministrada pela médica Mariana da Silva Pereira, especialista em Bioética e Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (UPS).
De forma didática e interativa, ela explicou o que é violência sexual e enfatizou a relevância de denunciar as práticas de violência. “Violência sexual é qualquer ação sexual sem consentimento. Não precisa necessariamente envolver contato físico. Muitas pessoas acham que só o estupro caracteriza-se como violência sexual, mas outras práticas também devem ser denunciadas”, pontua.
A secretária de Assistência Social, Maria Luzia Salles Couto, deu abertura à atividade e destacou a importância da educação e das políticas públicas voltadas para os direitos da mulher e o empoderamento feminino. “Precisamos, enquanto poder público, assumir nosso papel de promover ações e também conscientizar as mulheres sobre a existência de seus direitos”, afirma.
Estiveram presentes no evento a vereadora Ana Cristina Poli e a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Lucia Ribeiro, que ressaltaram a necessidade de realizar ações estratégicas para enfrentar um dos principais problemas sociais, que é a violência sexual.
Dia da Mulher
Celebrado no 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, tornando-se a principal data destinada a reivindicar direitos, igualdade de gênero, políticas públicas e proteção contra todos os tipos de violência. A data faz referência a diversas lutas travadas por mulheres que morreram em busca de direitos trabalhistas e sociais em vários países.