atividades para evitar proliferação
Coronavírus: Arujá suspende diversas atividades para evitar proliferação
Nesta segunda-feira (16/03), o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, decretou a suspensão das atividades nas áreas da Educação, Cultura, Esportes e Assistência Social. Apesar de não haver nenhum caso de Covid-19 confirmado na cidade até o momento, a medida tem caráter preventivo e segue recomendações do governo estadual e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para evitar aglomerações.
Segundo o decreto 7.336, as aulas da rede municipal serão paralisadas desta quinta-feira (19/03) até 9 de abril, em todas as unidades municipais. Os polos esportivos, espaços culturais e os equipamentos que oferecem atendimento de assistência social também tiveram suas programações suspensas de forma gradual a partir desta segunda e total de quinta-feira em diante.
“Não há motivos para pânico, estamos tomando decisões cautelares para mantermos o controle. Peço a colaboração de toda a população para evitar aglomerações e continuar com os cuidados de higiene pessoal, como lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar, além de redobrar a atenção aos sintomas de gripe envolvendo febre, tosse, dificuldade respiratória aguda e dores no corpo”, afirma o prefeito.
Segundo a decisão da administração municipal, os serviços públicos permanecerão em funcionamento, mas não terão atividades em grupo. Dessa forma, os munícipes devem procurar esses espaços somente em casos urgentes. Ainda conforme o decreto, os profissionais com mais de 60 anos de idade serão dispensados provisoriamente do trabalho.
As decisões foram elaboradas em conjunto entre o prefeito e os secretários municipais após diversas reuniões técnicas, com o apoio da Câmara de vereadores, acatando as recomendações do Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
No âmbito de outros órgãos, entidades autônomas, bem como no setor privado do município, também fica recomendada a suspensão de aulas e eventos públicos.
Suspeitas
A Secretaria de Saúde de Arujá monitora seis notificações suspeitas de coronavírus (COVID-19). Três referem-se a pacientes de municípios vizinhos e a três são de moradores de Arujá atendidos na própria cidade. Os pacientes seguem bem e estão em isolamento domiciliar, aguardando resultados de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável pela análise.
Além destes casos, o município havia registrado uma notificação suspeita no início do mês, que foi descartada no último dia 9 após resultados dos exames.
Cuidados
É importante lavar constantemente as mãos, proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ficar atento aos sintomas de gripe como febre, tosse, dificuldade respiratória aguda, dores no corpo e na cabeça, entre outros. Redobre a atenção em caso de contato com pessoas que estiveram ou são das áreas de transmissão e de casos confirmados da doença.