com pessoas em situação de rua
Assistência Social de Arujá promove ação com pessoas em situação de rua
Por intermédio dos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Secretaria de Assistência Social de Arujá promoveu na terça-feira (24/03) uma ação em prol da saúde e bem-estar social da população em situação de rua na cidade.
A equipe da Pasta realizou 12 atendimentos com o objetivo de orientar os moradores quanto à prevenção da pandemia do coronavírus (Covid-19). Além disso, a abordagem teve como finalidade fazer o acolhimento e buscar apoio familiar, social e comunitário.
Segundo a secretária municipal de assistência, Maria Luzia Bortone Salles Couto, a iniciativa já é realizada há algum tempo no município. O propósito, de acordo com ela, é minimizar os riscos e o sofrimento das pessoas em situação de rua, sobretudo em momentos de crise como a atual.
“Nossa equipe continuará realizando as abordagens na rua, tentando convencer esses moradores a ir para instituições de acolhimento, com as despesas custeadas pela Secretaria, por meio do programa de transferência de renda. A intenção é diminuir os riscos aos quais eles estão expostos”, pontua.
CREAS
Em linhas gerais, pode-se dizer que o CREAS é uma unidade responsável por executar políticas públicas de assistência social em atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.