mantém-se acima de 50%
Índice de isolamento social em Arujá fica acima de 50%
Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo do Estado de São Paulo, o índice de isolamento social em Arujá mantém-se acima de 50% desde quando teve início o período de quarentena na cidade, no dia 21 de março. Os sábados e domingos são os dias em que a população arujaense mais adere ao confinamento.
A última atualização da central de inteligência aponta que o município registrou índice de 57% durante o sábado (25). Todos os dados do SIMI-SP referentes a Arujá e às demais cidades paulistas são atualizados periodicamente e podem ser acessados por meio do site: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento.
A Prefeitura de Arujá, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, alerta que o isolamento social é a principal e a mais eficiente estratégia para conter a disseminação do novo coronavírus. Conforme o governo estadual, a adesão ideal de confinamento para controlar a Covid-19 é de 70%.
O SIMI-SP monitora e analisa os dados de georreferenciamento obtidos por meio de telefonia móvel - resguardando o anonimato dos usuários - para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento.
Denúncias
Além de tomar os cuidados de higiene pessoal, a população pode ajudar o poder público a conter o avanço da pandemia no município denunciando a realização de eventos e quaisquer atividades que causam aglomeração de pessoas.
Basta ligar no 153, 4655-1425 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar) e informar a localização da ocorrência. Também é possível baixar o aplicativo 153 Cidadão e acionar a GCM pelo celular.