mais de 500 máscaras para distribuição
Ambulatório de Saúde Mental confecciona mais de 500 máscaras para distribuição
Um trabalho conjunto que reuniu a equipe do Ambulatório de Saúde Mental e contou com o auxílio de uma paciente rendeu a confecção de mais de 500 máscaras em tecido, que serão doadas aos mais carentes. A ação foi proposta pela Secretaria de Saúde de Arujá, que comprou todo o material utilizado na produção.
A ação nasceu com o objetivo de levar máscaras de proteção a pacientes que não têm condições financeiras de adquirir o acessório, que desde maio passou a ser obrigatório na cidade. Além de contribuir socialmente, a iniciativa cumpriu o papel terapêutico, tendo em vista que envolveu uma paciente.
“Toda equipe do Ambulatório de Saúde Mental colaborou. A enfermeira Ilze e a auxiliar Andréa costuraram nas máquinas da unidade e contaram com a ajuda de duas costureiras: Nossa paciente, Maria José e sua tia, Nair, que se propuseram a ajudar de maneira voluntária. O projeto foi positivo não apenas no critério de solidariedade, mas também como uma terapia para todos, em um momento de tensão”, explica a psicóloga Zenaide Alves.
O trabalho começou no final de junho e já foi concluído. As primeiras máscaras começarão a ser distribuídas em breve nas unidades de saúde e repassadas aos pacientes que têm dificuldades de comprar o produto, o que tem sido motivo de orgulho para quem atuou na ação.
“Ajudar o próximo faz parte da minha vida e foi um prazer contribuir para o município nesse momento difícil para todos nós. Fico feliz em saber que as máscaras irão para pessoas carentes. Agradeço a equipe do Ambulatório de Saúde Mental pela oportunidade, em especial a minha psicóloga, a Zenaide, e minha tia Nair, que também ajudou”, diz a paciente e costureira, Maria José Andrade.