Arujá regulamenta nova quarentena
Plano SP: Na fase amarela, Arujá regulamenta nova quarentena
Bares, restaurantes e salões de beleza poderão abrir, com restrições, a partir desta quarta-feira (15/07)
Após avançar para a fase amarela do Plano São Paulo, Arujá regulamentou o funcionamento de bares, restaurantes, salões de beleza e atividades similares. Com restrições, tais segmentos estão liberados para atender o público a partir desta quarta-feira (15/07), assim como os comércios, os prestadores de serviço e algumas atividades de educação não regulada.
Já as academias de ginástica, seguindo uma série de exigências, poderão retomar o funcionamento a partir do próximo dia 20. A abertura de quadras e atividades similares estarão permitidas a partir do dia 27 de julho, segundo o decreto municipal que prorrogou a quarentena até o fim do mês.
“Avançamos de fase em virtude da redução e estabilização dos indicadores de saúde na região. Porém, é preciso enfatizar que não voltamos à normalidade, que ainda estamos em quarentena e precisamos intensificar os cuidados preventivos. Apesar do parecer positivo do Estado, continuamos a perder vidas e não podemos relaxar”, afirma o prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro.
Deliberados pelo Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19, todos os protocolos adotados no município foram regulamentados com base no plano de retomada consciente, gradual e segura do Governo do Estado de São Paulo.
Protocolos
Segundo o ato municipal, salões de beleza, clínicas de estética e similares poderão abrir a partir de 15/07, com horário reduzido, das 13 às 19 horas. As condições para o funcionamento desses estabelecimentos são: operar com ocupação de 40% da capacidade do espaço, uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes e adoção de protocolos específicos do Plano SP.
Restaurantes, bares, lanchonetes e similares também voltarão a funcionar a partir de 15/07, com horário reduzido, das 11 às 17 horas. Os estabelecimentos poderão atender com apenas 40% da capacidade dos assentos, operando seis horas por dia. As operações ficam limitadas a áreas ao ar livre ou arejadas e com obrigatoriedade de assentos.
Esses estabelecimentos deverão manter álcool em gel 70% disponível a clientes e funcionários, principalmente na entrada, nos balcões de atendimento e pagamento. Fica obrigatório o uso de máscaras em todos os ambientes, além da adoção de protocolos específicos conforme o Plano SP.
Já o comércio e os prestadores de serviço poderão continuar funcionando com as restrições de atender clientes com 40% de sua capacidade, horário reduzido a seis horas diárias (comércio das 10 às 16 horas e serviços das 9 às 15 horas), além de exigir o uso obrigatório de máscaras e seguir protocolos específicos.
Também a partir de 15/07, fica autorizado o funcionamento de atividades presenciais de educação não-regulada, como cursos de ensino complementar, idiomas, informática, artes, cursos profissionalizantes e similares.
Tais estabelecimentos deverão seguir as restrições de ocupação e de horário previstas para os setores de serviços, como funcionamento das 9 às 15 horas, entre outros protocolos sanitários pertinentes à educação regulada.
Academias de ginástica e quadras esportivas
As academias de ginástica e atividades similares, por sua vez, poderão ser reabertas a partir de 20/07, das 6 às 9h e das 18 às 21h. As condições de funcionamento são: operar com até 40% da capacidade, uso obrigatório de máscara em todos os ambientes e a adoção de protocolos específicos.
Quadras e atividades esportivas estarão liberadas sob as mesmas condições que as academias, porém, retornando em 27/07.
Todos os protocolos foram regulamentados pelo decreto 7.454, disponível na edição 249 do Diário Oficial Eletrônico (www.diariooficial.prefeituradearuja.sp.gov.br).