mais competitiva da região
Estudo aponta Arujá como a 2ª cidade mais competitiva da região
A avaliação geral obtida pela cidade é mais alta que a média estadual e nacional
Arujá é a segunda cidade mais competitiva da região do Alto Tietê. É o que mostra o Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo inédito elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Com 53.19 de nota geral, o município só fica atrás de Mogi das Cruzes, que obteve o resultado de 53.40. Os dados foram divulgados na última semana.
Já em âmbito nacional, Arujá figura entre as 100 cidades mais competitivas, ocupando a 86ª posição. De acordo com a organização responsável pelo levantamento, foram analisados 405 municípios com população acima de 80 mil habitantes.
A avaliação geral obtida por Arujá é, inclusive, mais alta que a média do Estado de São Paulo, calculada em 52,67. O município também ficou acima da média da região Sudeste, que obteve 50,09 pontos, e da média nacional, avaliada em 46,61.
O ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e três dimensões temáticas que, segundo a pesquisa, são consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública na esfera municipal. São avaliados temas como funcionamento da máquina pública, acesso à saúde e à educação, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico.
Além de Arujá e Mogi das Cruzes, outras quatro cidades da região aparecem no estudo. O município de Poá ficou em 140º lugar, enquanto Suzano alcançou a 176ª posição. Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba encontram-se, respectivamente, nas 261ª e 279ª colocações.
“Respeito muito o valor dos estudos realizados por “think tanks”, centros de pesquisas e núcleos de políticas públicas independentes e suprapartidários que atuam para auxiliar o poder público a embasar decisões. O resultado obtido por Arujá no âmbito regional, estadual e nacional só demonstra que a cidade está no caminho do desenvolvimento”, observa o prefeito José Luiz Monteiro.
O ranking completo, a metodologia e os detalhes do estudo podem ser acessados no link https://www.clp.org.br/competitividade/ranking.