Plano SP entre 1 e 3 de janeiro
Arujá entrará na fase vermelha do Plano SP entre 1 e 3 de janeiro
Medida anunciada pelo Governo do Estado permite que apenas serviços essenciais funcionem
Entre os dias 1 e 3 de janeiro, somente atividades essenciais terão permissão para fazer atendimento presencial ao público, em Arujá. A medida anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo abrange todas as cidades paulistas. Nos demais dias, o município continua na fase amarela. O objetivo consiste em conter o avanço da pandemia durante as festas de fim de ano.
O retorno de Arujá e demais cidades à fase vermelha do plano estadual que organiza o funcionamento das atividades econômicas em meio à crise sanitária foi regulamentado via decreto publicado na última quinta-feira (24/12), no Diário Oficial do Estado. Sob o número 65.415/2020, o documento legaliza a restrição de atividades e serviços em decorrência da quarentena.
Dessa forma, apenas atividades essenciais poderão funcionar, como supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria. Nesses seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais.
No caso de bares, restaurantes, lojas de conveniência e atividades congêneres fica liberado o funcionamento em sistema de entrega (delivery) ou retirada no estabelecimento (take away) ou drive thru.
O Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 da Prefeitura de Arujá não se opôs às medidas do governo estadual, porém não editará decreto municipal por se tratar de restrições em período pontual. “Em que pese a decisão do Governo do Estado, em adotar as medidas de restrições anunciadas, que julgamos pertinentes, todavia a edição de um decreto municipal não se mostraria eficiente nesse momento, considerando que a restrição diz respeito a dias específicos. Desta forma, entendemos que fica valendo a norma estadual, que deve ser divulgada amplamente, solicitando a adesão e cooperação de todos”, diz a nota.
De acordo com informações do Governo do Estado, a regressão de todos os municípios à primeira fase do plano de quarentena nos períodos selecionados ocorre em virtude da evolução de casos confirmados, internações e mortes em decorrência da Covid-19.