realizam ação voltada para a população d
Secretarias de Assistência Social e Saúde realizam ação voltada para a população de rua
As Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde estão realizando em conjunto a primeira ação Consultório de Rua, dedicada a oferecer condições básicas de higiene e vestimenta a pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação acontece por meio de uma parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar.
Atualmente, o município contabiliza 14 pessoas em situação de rua. O espaço onde ocorre o atendimento está localizado próximo à Rodoviária Municipal. No local, são disponibilizados kits higiene, toalhas, vestuário, calçados e encaminhamento para redes de apoio, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A unidade também oferece serviços na região da Rodovia Presidente Dutra, onde são oferecidos vestuário, kits de higiene, toalhas, cobertores, máscaras e álcool gel. Condução também é oferecida para trabalhadores do local, que podem tomar banho no CRAS Centro.
Ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doenças mentais são alguns dos fatores que podem levar a vida em situação de rua. Para receber o atendimento do programa é necessário ter ligação com alguma das especificidades citadas.
O CREAS é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do Sistema Único de Assistência Social, que por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), tem como objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.
Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 4651-3293 (CREAS).