Lançamento do programa Arujá Educa +
PREFEITURA DE ARUJÁ ANUNCIA VOLTA ÀS AULAS NA SEGUNDA-FEIRA (07) E O LANÇAMENTO DO PROGRAMA ARUJÁ EDUCA + CONECTANDO SABERES
A Prefeitura de Arujá, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, dará início ao ano letivo de 2022 na próxima segunda-feira (07), com um programa inédito na rede municipal de ensino: o Arujá Educa + Conectando Saberes. Nesta sexta-feira (04), foi realizada uma coletiva de Imprensa na Secretaria Municipal de Educação, localizada na avenida Benedito Manoel dos Santos, 369, no Jardim Fazenda Rincão, onde foi apresentado o pacote de ações inovadoras na Educação de Arujá. A secretária da pasta, Elaine Gentil, e o prefeito Dr Camargo deram detalhes sobre a iniciativa a qual a atual gestão deu andamento.
O programa Arujá Educa + Conectando Saberes visa ampliar as formas de contato das crianças com a Educação, por meio da tecnologia e da inclusão social. "O programa é inédito e há muito não se via algo semelhante na Educação de Arujá", afirmou o prefeito Dr Camargo, que ressaltou que todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 também serão seguidos nas escolas.
Com o programa, será levada conexão Wi-fi de 200 megas para 40 escolas do município, que também contarão com 861 notebooks para uso dos alunos em sala de aula. O projeto Primeira Leitura levará uma Gibiteca (estações literárias) para as escolas, para que o primeiro contato com a leitura seja com os gibis. Já o projeto Inclusão em Libras contemplará mais de seis mil alunos do Ensino Fundamental. Haverá ainda a entrega do kit escovação, que fará parte do projeto de Saúde Bucal. Já os kits de material escolar, uniformes e tênis, serão entregues logo no primeiro dia de aula aos alunos. Além disso, no contraturno, será realizada a recomposição curricular, muito importante devido às perdas durante a pandemia, ou seja, o reforço escolar com atividades complementares, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. "Principalmente na questão do contraturno, o que nós estamos almejando é sanar as dificuldades que esses alunos apresentam hoje, deixadas pela pandemia. Embora os professores nunca tenham deixado de dar aulas, virtualmente, encontramos defasagens nesses alunos, que foram diagnosticadas pela rede, e a gente pretende sanar ou pelo menos minimizar isso", afirmou Elaine, a secretária municipal de Educação.
O prefeito Dr Camargo se emocionou ao falar sobre o projeto de Libras, quando a secretária também lembrou que os alunos com deficiência (PCDs) poderão, finalmente, se comunicar com os alunos que aprenderem a nova modalidade, ampliando o seu círculo de amizades.
Estiveram presentes na coletiva, além do prefeito Dr Camargo e da secretária da pasta, Elaine Gentil, seu adjunto, Juan Torres, e servidores da rede municipal de ensino.
Fotos: Rodrigo Sitta/PMA