folclóricas que antecedem festival
A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para duas oficinas especiais que integram a programação do 1º Festival Folclórico de Arujá e do 26º Encontro das Duas Tribos de Parintins – Caprichoso e Garantido, que será realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Clube União Arujaense.
As oficinas são gratuitas e destinadas ao público a partir de 12 anos. A primeira delas é a Oficina de Dança Folclórica, com foco nos movimentos e coreografias tradicionais dos bois de Parintins. As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Clube União Arujaense, com início no dia 6 de agosto. As atividades serão conduzidas pelo professor Sidney Alves, idealizador do projeto Aeroboi.
A segunda é a Oficina de Artesanato Indígena, uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, voltada à confecção de adereços utilizados nas apresentações dos bois Caprichoso e Garantido. As aulas acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de agosto, na Casa do Artesão (Avenida dos Expedicionários, 74 – Jardim Rincão), nos seguintes horários: quinta e sexta-feira às 15h, e sábado às 10h. A oficina será ministrada pelo professor Renan Ruiz. Ambas as atividades contam com o apoio do Ponto de Cultura Cia Gepeto.
As inscrições para a Oficina de Dança poderão ser feitas presencialmente no primeiro dia de aula (6 de agosto). Já para a Oficina de Artesanato, os interessados devem se inscrever pelos telefones:
– (11) 4654-4016 – Secretaria de Turismo
– (11) 94568-1923 – Comercial Dalvana
O objetivo das oficinas é preparar os participantes para o grande Festival Folclórico de Arujá, que promete movimentar a cidade com apresentações culturais, música, gastronomia típica e o tradicional duelo simbólico entre os bois Caprichoso e Garantido – uma verdadeira celebração da riqueza da cultura popular brasileira.
Mais informações: (11) 4651-1261 – Secretaria Municipal de Cultura ou no Instagram: @culturaarujaoficial.
As oficinas serão ministradas pelos professores Allan Kardec Silva e Renan Ruiz e o evento contará com o apoio de Marize de Castro Manopeli, professora de artes que iniciou o projeto dos bois em Arujá no ano de 1999, Lucy Almeida e Guilherme Pozzi, da Approach Produções, Yasmini Mene, da Mine Eventos, além do artista Alfraney Cruz – figurinista nascido em Parintins (AM), com trajetória marcada pela valorização da cultura amazonense e forte atuação no universo do espetáculo e do carnaval, que confeccionará todas as peças do evento.