26° Encontro das duas Tribos de Paritins

traz um pedaço do estado do Amazonas

Saiba Mais

02/09/2025
Author avatar
Prefeitura de Arujá

26° Encontro das duas Tribos de Paritins traz um pedaço do estado do Amazonas para Arujá

Na noite deste sábado (30), a Cidade Natureza pôde sentir as batidas do coração amazonense com o 26º Encontro das Duas Tribos de Parintins de Arujá, que aconteceu no Clube União, na Avenida Amazonas, em conjunto com o 1º Festival Folclórico do município. O evento dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido em Arujá, que tem apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, foi um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc.

Na ocasião, as nações Azul, representando o boi-bumbá Caprichoso, e Vermelha, simbolizando o boi-bumbá Garantido, se uniram em ritmo de festa e vislumbraram convidados presentes. A atividade contou com todos os personagens icônicos do festival – como Cunhã-Poranga, Pajé, Sinhazinha da Fazenda, Porta-Estandarte e Rainha do Folclore.

O duelo simbólico começou às 19h30 e foi antecedido por shows de figuras icônicas da região Norte do Brasil como Ianayra, levantadora de toadas há 28 anos, Edilson Santana, ex-levantador de toadas do boi Caprichoso, além da banda Canto da Mata, com mais de 30 anos de carreira.

A edição arujaense de Parintins integra a programação do 1º Festival Folclórico de Arujá e encanta o público com apresentações culturais, danças típicas, shows musicais, gastronomia e o aguardado duelo simbólico dos bois, que aconteceu neste sábado. O encontro, que nasceu em 1999 a partir de um projeto pedagógico da professora Marize de Castro Manopeli e seus alunos da 7ª série da Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, evoluiu para uma das maiores celebrações culturais da cidade. Hoje, Arujá é reconhecida como a “Parintins Paulista”, mantendo viva há mais de duas décadas a tradição inspirada no festival amazonense.

Nesta edição histórica, o público pôde prestigiar apresentações de Ianayra, Edilson Santana, a Banda Canto da Mata e dos itens oficiais de Arujá, que subiram ao palco com figurinos assinados por Alfraney Cruz, figurinista renomado de Parintins, e Renan Ruiz, figurinista da cidade. A entrada foi solidária para quem trocou 1kg de alimento não perecível por um abadá, mas é gratuita e aberta a todos. A arrecadação dos alimentos será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Arujá. A sua presidente e primeira-dama, Clau Camargo, prestigiou o duelo simbólico, junto com o prefeito Luis Camargo e o secretário de Cultura Rogério da Padaria, bem como vereadores representando a Câmara Municipal.

O Festival Folclórico é uma realização da Prefeitura de Arujá e a 26ª edição do Festival “Duas Tribos de Parintins” (contemplada pela Lei Aldir Blanc), também conta com apoio do Portal A+, liderado pela jornalista Ariane Barbosa, ex-aluna e participante do projeto original, da Approach Produções e de empresas parceiras que fortalecem a cultura amazonense na cidade. Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais do Bumbá Arujá (@bumbaruja).

Programação

Após o tradicional duelo dos bois-bumbás, a programação do 1º Festival Folclórico de Arujá continua. No domingo (31), o Clube União de Arujá sediará eventos voltados ao público infantil, a partir das 14h, com a matinê folclórica infantil.

O dia também contará com o concurso de caracterização Mitos e Lendas, que premiará a melhor fantasia do evento, e com show musical de Sil Cardoso, cantora arujaense.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo