Arujá marca presença em agenda nacional

Equidade Racial e protagonismo

Saiba Mais

09/12/2025
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Arujá marca presença em agenda nacional pela Equidade Racial e pelo protagonismo das Mulheres em Brasília

Um coletivo formado por 11 mulheres de Arujá – Lucia Ribeiro (diretora de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial), Sirlene Bassi, Anelise Santiago, Vih Barbosa, Lourdes Santos, Lívia Flores, Alessandra do Carmo Julião, Manuela Nunes Carbonari, Cristina Coutinho, Erica Moreira e Erika Gomes – esteve em Brasília, na semana passada, representando a Prefeitura de Arujá em uma série de atividades voltadas à promoção da igualdade racial e à valorização do protagonismo feminino. O grupo é composto por lideranças reconhecidas na cidade, incluindo profissionais com atuação destacada na Secretaria de Educação e em movimentos sociais do município.

A convite de Mara Vidal, coordenadora da Marcha das Mulheres Negras no Alto Tietê, o coletivo integrou o Comitê de Mulheres do Alto Tietê durante a Marcha das Mulheres Negras, realizada na terça-feira (25). O ato reuniu mais de 300 mil pessoas, incluindo representantes de diversas regiões do país e do exterior, em defesa do bem viver, no enfrentamento ao racismo e pela ampliação de políticas públicas para mulheres negras.

Durante a agenda oficial, Lucia Ribeiro, Anelise Santiago, Sirlene Bassi e Lourdes Santos foram recebidas no gabinete do Deputado Federal Saulo Pedroso, onde protocolaram um ofício solicitando emenda parlamentar para fortalecimento das políticas públicas voltadas à pauta racial no município. Em seguida, participaram do seminário “Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Herdeiras do Pensamento de Lélia Gonzalez”, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Na quinta-feira (27), o grupo esteve presente no Seminário Nacional das Trancistas: Trançando História, Trabalho e Resistência, realizado no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O evento foi marcado pela oficialização da profissão de trancista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO 5161-65), um marco histórico para o reconhecimento dos saberes ancestrais e o fortalecimento do empreendedorismo negro. A cerimônia contou com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Encerrando a programação, na sexta-feira (28), as representantes de Arujá participaram de uma reunião na SECADI/MEC com Zara Figueiredo, Lara Vilela (coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais) e Clélia Maria dos Santos (diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola). O encontro tratou da PNEERQ – Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, política estruturada em sete eixos focados no combate ao racismo, promoção da equidade na educação, formação de profissionais e fortalecimento da educação para igualdade racial no Brasil.

A participação de Arujá nessas agendas fortalecem o diálogo com o Governo Federal, garantem visibilidade às demandas locais, ampliam oportunidades de financiamento, qualificam as estratégias de formação e consolidam o município como um território comprometido com a promoção da justiça social e da equidade.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo