Apresentado a comerciantes
Novo sistema de estacionamento rotativo é apresentado a comerciantes
O primeiro dia de funcionamento do novo estacionamento rotativo marcou também a apresentação do sistema digital aos comerciantes de Arujá. Pelos próximos dez anos, o serviço será administrado pela concessionária Serbet, vencedora do processo licitatório. A cobrança deve começar efetivamente a partir do próximo dia 15.
Ainda em fase de demonstração, o sistema traz como principais novidades o fim do parquímetro e as diversas opções disponibilizadas para o motorista usar as vagas destinadas à chamada zona azul: compra direta, no comércio ou com os monitores da concessionária que trabalharão nas ruas, e digital, por meio do aplicativo “Estacionamento Digital” em tablets e smartphones, pelo site www.estacionamentodigital.com.br ou ainda por SMS.
“Sou totalmente a favor e quero que funcione bem porque a falta do rotativo prejudica o comerciante. No meu caso, em que os clientes têm hora marcada para serem atendidos, o tempo que eles demoram procurando vagas acaba atrapalhando”, explica o comerciante Daniel Felipe Braga.
O valor da hora para estacionamento será de R$ 1,50, enquanto o tempo máximo permitido para uso de uma única vaga, no mesmo dia, será de duas horas. “É o que garante o princípio da rotatividade: o cidadão adquire essas duas horas e depois tem de procurar outra, para dar oportunidade aos demais cidadãos que também precisam ir ao banco, fazer compras, etc. É um serviço democrático”, afirmou o diretor de Trânsito, Thiago Silva.
Na reunião desta segunda-feira (01/02), além mostrar como o sistema funcionará na prática, com cobrança e fiscalização programadas para depois do carnaval, o diretor executivo da concessionária, Alano Branco, explicou que cada comércio pode ser um ponto de venda.
“O comerciante deve manifestar o interesse em se tornar um ponto de venda fazendo um cadastro no nosso site. Depois, ele recebe um dispositivo eletrônico equipado com impressora, por onde pode vender tickets avulsos ou créditos digitais que valem horas de estacionamento”, disse.
Ainda de acordo com Branco, todos os pontos de venda serão identificados por placas a serem instaladas do lado de fora dos estabelecimentos. “Fica mais fácil para o motorista saber para onde se dirigir, caso não encontre alguma monitora”, afirmou.
Mesmo com a apresentação desta segunda, profissionais da concessionária vão visitar todo o comércio da cidade para apresentar o sistema.
A Serbet já atua com o estacionamento digital em outras seis cidades: Itanhaém (SP), Ibiúna (SP), Registro (SP), Bombinhas (SC), Curitibanos (SC) e Ituporanga (SC).
Funcionamento
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Ele contará com uma equipe de monitores uniformizados que estarão nas vias públicas orientando os usuários sobre o cadastramento e, após o carnaval, emitindo os tickets.
Para fazer a compra digital, o usuário deve acessar o aplicativo ou o site e indicar a placa do veículo e o período de permanência.
Toda a fiscalização será via sistema digital integrado entre a concessionária e o Departamento de Trânsito. Assim, quando o monitor fizer uma notificação referente a algum veículo irregular, a informação será transmitida em tempo real aos agentes de trânsito, que irão até o local para lavrar a autuação.
Vagas
O estacionamento rotativo irá operar com 825 vagas, cujas localizações estão disponíveis em um mapa no site da concessionária e no aplicativo. Ao todo, são 26 vias destinadas ao sistema.
O aplicativo “Estacionamento Digital” está habilitado para dispositivos equipados com os sistemas operacionais Android e iOS. Já os usuários de Windows Phone podem acessar o sistema pelo browser da internet.
Outras informações podem ser obtidas no site www.estacionamentodigital.com.br ou junto ao Departamento de Trânsito, no 4653 – 1899.