Realizou 913 partos em 2015
Maternidade Municipal realizou 913 partos em 2015
Um total de 913 crianças nasceu na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata, em 2015, uma média de 75 nascimentos ao mês. Desde que foi reaberta pela administração do prefeito Abel Larini, em 2010, mais de 5 mil bebês vieram ao mundo na unidade da Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, foram 502 partos normais e 411 cesáreas.
No mesmo período, o índice de mortalidade infantil da Maternidade foi de 1,09. Em todo o município, incluindo a rede particular, o índice foi de 7,82 no ano passado, o que significa uma queda de 39,5% em relação a 2014 (12,9).
O bebê de número cinco mil da Maternidade Municipal nasceu no último domingo (14/02): a pequena Julia Furlan Bonifácio, primeira filha do casal Barbara Furlan Pedroso e Odirley Bonifácio, moradores da Vila Riman.
Durante a semana, o prefeito Abel Larini fez visitas às mães que estiveram na unidade acompanhado dos vereadores Gabriel dos Santos e Jussival Marques de Souza, da secretária de Saúde, Clarinda de Fátima Carneiro e da gerente administrativa do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. “João Amorim” (Cejam), organização social que administra a unidade de saúde, Silvia Poço.
“Viemos parabenizar os pais da Julia, nosso bebê 5 mil, e também ver as outras arujaenses que escolheram a Maternidade para ter seus filhos. Fico feliz sempre que venho aqui porque esta unidade é para as nossas arujaenses, que já não precisam mais ir até outras cidades ter seus filhos”, disse o prefeito. “É uma satisfação estar com estes pais e saber da importância deste equipamento de Saúde para suas famílias”, destacou Gabriel.
Atendimento
O chefe do Executivo conversou com familiares que estavam na sala de espera da unidade. Pai do recém-nascido Gabriel, Juscelino França de Oliveira, do Parque Rodrigo Barreto, elogiou o atendimento prestado pela equipe.
“Essa emoção do primeiro filho é única e já está guardada para sempre. E a Prefeitura está de parabéns por manter sozinha uma entidade como essa. Desde o momento que chegamos fomos bem atendidos. No pré-natal também foi tudo espetacular”, disse.
A opinião foi compartilhada pela mamãe da pequena Pietra, Estephani Kaialla Dias de Jesus. “É minha segunda gestação e também tive meu primeiro filho aqui. Não tenho do que reclamar”, disse.
A Maternidade de Arujá fica na Rua Diomar Fernandes Negretti, 400, Jardim Renata.