Voluntários e agentes vistoriam casas
Voluntários e agentes vistoriam mais de 100 casas em ação contra a dengue
Os agentes do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Igreja Universal, realizaram uma ação no Parque Rodrigo Barreto em alusão ao Dia Nacional de Combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa resultou na coleta de cerca de uma tonelada de objetos passíveis de acúmulo de água parada, ambiente propício para a proliferação do inseto.
A mobilização reuniu quatro agentes e 40 voluntários da Universal, que vistoriaram 110 casas a fim de localizar e eliminar focos do mosquito. Eles também distribuíram aos moradores dois mil informativos com orientações de como prevenir a formação de criadouros do Aedes e colaram 200 cartazes com mensagens sobre o tema nos comércios do bairro.
“Temos de agradecer o voluntariado da igreja, o empenho dos agentes e da Secretaria de Serviços. É fundamental a participação de todos porque na medida em que as chuvas aumentam fica maior o risco de proliferação. O combate ao mosquito é um ato de cidadania e depende das ações de cada um”, afirma o secretário municipal de Saúde, Eduardo Ferreira da Silva.
O prefeito e vice-prefeito eleitos, José Luiz Monteiro e Márcio Oliveira, compareceram ao Barreto para acompanhar o trabalho. Zé Luiz ressaltou a necessidade de conscientizar a população acerca dos cuidados preventivos: “É essencial que a comunidade receba as orientações e se una para ajudar no combate a este mosquito que pode nos fazer tão mal”.
Dados
Em um ano, Arujá reduziu 92,5% dos casos de dengue. Se em 2015 o município registrou 280 casos, este ano o número caiu para 21.
A queda se deve muito ao intenso trabalho da Operação Bairro Limpo, da Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro a outubro, os agentes do Departamento de Controle de Vetores percorreram os bairros da cidade recolhendo mais de 17 mil toneladas de materiais inservíveis.
Denúncias
Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas no Disque-Dengue, pelo telefone 0800 778 8882. O serviço é apenas para moradores de Arujá.