Opera em fase de orientação
Estacionamento rotativo opera em fase de orientação
O novo sistema de estacionamento rotativo de Arujá começou a operar em fase de orientação nesta quinta-feira (01/12). Durante todo o dia, quem circulou pelas ruas do Centro já pôde ver funcionários da concessionária Merlos Junior distribuindo material informativo, tirando dúvidas de motoristas e comerciantes e instalando placas indicando os horários de funcionamento do serviço.
O valor da hora será de R$ 1,50 e o período de permanência por vaga poderá variar de 30 minutos a duas horas, no máximo, conforme estipulam a Lei Municipal 2.765/2015 e o Decreto 6.463/2015.
Funcionamento
O serviço conta com uma equipe de agentes uniformizados que estão nas vias públicas orientando os usuários para o cadastramento e a compra de tickets avulsos para o estacionamento, dispensando assim a necessidade de parquímetros.
Além disso, a cidade conta com o aplicativo “estacionamento digital”, que possibilita a compra de créditos via cartão de crédito ou débito e boleto bancário. Também é possível adquirir os tickets em pontos de venda espalhados pelo comércio, diretamente com os agentes e pelo site www.estacionamentodigital.com.br.
Toda a fiscalização se dará via sistema digital integrado entre a concessionária e o Departamento de Trânsito. Utilizando GPS, a fiscalização passará no local consultando as placas no sistema e, caso encontre irregularidade, repassará a informação aos agentes de trânsito que vão se dirigir ao endereço e aplicar as multas.
Concessão
A concessão da Merlos Junior para o serviço tem validade de 10 anos. A empresa foi a vencedora do processo licitatório promovido pela Prefeitura. No contrato, que prevê um percentual de repasse do montante arrecado à administração, também consta a ampliação do número de vagas das atuais 825 para 2 mil.
Nos últimos anos a Prefeitura efetuou várias tentativas de implantação do sistema, incluindo uma licitação que terminou sem empresa interessada e outra cujo contrato teve de ser rescindido após decisão judicial.
O entendimento da administração é que o serviço precisa funcionar para garantir o princípio da rotatividade e beneficiar toda a população, além do comércio, principalmente nesta época de mercado aquecido pelas compras de fim de ano, afirmou.
Sinalização
Também começou nesta quinta a instalação das placas de sinalização do novo sistema estacionamento rotativo.
Outras informações podem ser obtidas diretamente no site www.estacionamentodigital.com.br ou junto ao Departamento de Trânsito, no 4653 1899.