Ao meio ambiente e à saúde
Queimadas trazem riscos ao meio ambiente e à saúde
Fenômenos naturais, como descargas elétricas, e ações do ser humano, como limpeza terrenos baldios e descarte de pontas de cigarro sobre a vegetação em períodos de pouca chuva, são fatores que podem causar incêndios e consequentemente levar risco ao meio ambiente e à saúde. O alerta é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo a lei de crimes ambientais (9.605/98), causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana - ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, pode levar à pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Isso porque entre os problemas ambientais causados pelas queimadas estão o aumento da temperatura global, fator que altera quantidade e distribuição das chuvas; poluição do ar; perda de áreas florestadas e a destruição de habitats naturais.
Em relação à saúde, a exposição à fumaça por longos períodos pode causar ou agravar doenças respiratórias, como a bronquite, e até provocar câncer de pulmão.
Para denunciar ocorrências de queimadas, o cidadão pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou a Secretaria de Meio Ambiente (4652-1623).