Vira referência para programa estadual
Informatização da Saúde de Arujá vira referência para programa estadual
A informatização da Saúde de Arujá será utilizada como referência no Programa Saúde em Ação, lançado pelo governo estadual para atuar em 71 municípios paulistas.
Nesta segunda-feira (09/01), uma comissão do programa esteve na cidade para obter informações sobre as vantagens, desafios e dificuldades da modernização de sistemas, prontuários e relatórios. Um segundo encontro, com profissionais da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde, ocorrerá nos próximos dias.
Conforme explicou Fatima Bombarda, do programa estadual, o Saúde em Ação objetiva criar redes de atenção em cinco regiões do Estado.
“Os municípios foram escolhidos pelos perfis social e econômico, entre outros. Vamos trabalhar para conhecer suas estruturas administrativa e física, de recursos humanos, de custeio e modernização. Arujá será uma referência de informatização que nos foi indicada pelo Ministério da Saúde”, disse.
“É gratificante para nós”, afirmou o prefeito José Luiz Monteiro, “que um programa importante para a saúde utilize nosso modelo como referência. Uma equipe esteve aqui para conhecer o sistema e a Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para ajudar no que for necessário”,
Um dos responsáveis por implantar e manter o sistema funcionando na cidade, Paulo Gomes Alves explicou que entre os principais ganhos da informatização do sistema estão a redução do tempo de espera nas recepções das unidades de saúde, a diminuição de até 30% no uso de papel e a facilidade e rapidez para envio de relatórios e registros ao Ministério da Saúde, algo que hoje é um diferencial até para o recebimento de repasses.
“São os principais ganhos que a informatização traz. Por outro lado, a internet de banda larga é um desafio porque nem todos os lugares têm bom sinal”, disse.
Messias Covre, secretário municipal de Saúde; Joncy Silva, diretor geral da Prefeitura; Clarinda de Fátima Carneiro, do setor administrativo e ex-secretária; Luciana Baier, coordenador da Estratégia Saúde da Família; Dercy Bacini, servidora da Saúde; Ricardo Tardelli, coordenador do Saúde em Ação; e Edward Gerth e Renata Pinheiro, também do programa, participaram da reunião.?