Ocorrências cresce no verão
População deve tomar cuidado com os raios
O número de ocorrências e até mortes causadas por raios costuma crescer durante o verão, época em que o calor e a umidade favorecem a formação das descargas elétricas. Por conta disso, a população deve tomar alguns cuidados.
Em Arujá, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que a cidade, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é a 8ª do ranking estadual em densidade de raios. Só no ano passado, foram 11,8 descargas por km².
Para fugir dos acidentes, o ideal é a população evitar lugares abertos, como praias ou campos de futebol, durante uma tempestade. Como os raios utilizam o caminho mais curto e atingem o objeto mais alto, a orientação é para que, neste tipo de situação, as pessoas procurem abrigo em edificações.
Permanecer dentro de casa ou no interior de um veículo sem encostar nas partes metálicas também serve como proteção. No caso dos automóveis, os pneus funcionam como isolantes. Topo de montanhas, locais mais altos e barcos devem ser evitados, assim como árvores, postes e quiosques.
Também é aconselhável evitar celular ou qualquer aparelho de comunicação; só usar o telefone em caso de emergência; não utilizar eletrodomésticos e ficar longe da TV, se ela estiver ligada; manter distância de torneiras e canos de metal e não usar trator, motocicleta, bicicleta ou qualquer outro veículo de metal de tamanho reduzido.
Ocorrências causadas por raios ou em razão de temporais devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros (193) ou à Guarda Municipal, no telefone 4655 1425.