Atende mais de 900 pessoas
Centro de Convivência do Centro atende mais de 900 crianças e adolescentes
A Secretaria de Assistência Social de Arujá, por meio do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do Centro (antigo Pró-Menor), atende atualmente mais de 900 crianças e adolescentes com cursos gratuitos de capacitação e qualificação profissional.
Entre as aulas oferecidas estão as de informática (10 a 17 anos), marcenaria infantil (10 e 11), culinária e Guarda Mirim (12 a 17), manicure, coral, flauta doce e violão (13 a 17), telemarketing, para quem está no nono ano do ensino fundamental (antiga oitava série) e tem até 17 anos; e auxiliar administrativo para quem faz o ensino médio e não completou 18 anos.
Mediante uma parceria com a Organização Social Santa Marcelina, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, também são oferecidas às sextas-feiras aulas de iniciação musical infantil (alunos de 6 a 9 anos), sequencial de violino e viola (10 a 18 anos) e iniciação musical para adultos (a partir de 18 anos). No local, além dos cursos, os alunos recebem refeições e, em alguns casos, passe escolar, conforme a situação econômica da família.
Inscrições
Embora a maior parte das vagas já esteja preenchida, quem tiver interesse pode se inscrever para a lista de espera ou aguardar a próxima seleção, que deverá ocorrer no final deste semestre. Os interessados devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis com cópias do RG, do CPF próprio ou do responsável, uma declaração escolar original, comprovante de endereço atual, uma foto 3x4 recente e o Número de Identificação Social (NIS), se possuir. Todos os cursos possuem módulos semestrais.
“Além de capacitar as crianças e jovens para o mercado de trabalho, ajudamos a descobrir sua vocação, transmitir valores que os afastam das ruas e de perigos como as drogas”, afirma a diretora da unidade, Izabel Alves dos Santos.
A unidade fica na Avenida Antônio Afonso de Lima, nº 276, no Centro, e funciona das 8h30 às 12 horas, e das 13h às 16h30. O telefone do Centro de Convivência, para outras informações, é o 4655 2900.