O proprietário será notificado
Meio Ambiente apura crime ambiental no Sítio dos Fernandes
A Secretaria de Meio Ambiente de Arujá está apurando o corte ilegal de cinco árvores nativas na Rua Tomi Miura, no Sítio dos Fernandes. As espécies foram derrubadas em frente a uma área particular e o proprietário será notificado a prestar esclarecimentos.
A situação foi denunciada ao Meio Ambiente pelo administrador regional do Jardim Emília, Edson Larini. De acordo com ele, as árvores estão plantadas no local há pelo menos quatro anos.
“Isso é uma maldade. São anos de cuidado, desde a plantação, jogados no lixo. As pessoas precisam ter consciência de que cada árvore a menos no mundo significa menos água e oxigênio. É um crime”, afirma.
Na manhã desta quinta-feira (17/08) a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente foi ao local dos cortes. O terreno fica ao lado de uma área da Prefeitura que também tem árvores plantadas, embora nenhuma tenha sido danificada.
Após a vistoria, a primeira medida a ser tomada é a emissão de uma notificação solicitando que o proprietário preste esclarecimentos ou tome conhecimento do fato. Também será solicitada a construção de um muro em toda a propriedade.
Podar, cortar, danificar, derrubar ou remover árvores são atos proibidos em Arujá pelo Código de Posturas Municipal (Lei 1.176/96). O Decreto 4.315/2006 estipula multa de 1 mil Unidades Fiscais do Município de Arujá (UFMAs), o que neste ano representa R$ 3.060.