devem ser redobrados
Dengue: Cuidados para evitar água parada devem ser redobrados em época de chuva
Com as chuvas dos últimos dias é fundamental que a população redobre os cuidados em casa para evitar situações de água parada, cenário propício para a reprodução ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus. O alerta é da Secretaria de Saúde de Arujá.
??
Desde o início do ano a cidade contabilizou 195 notificações suspeitas de dengue, sendo 12 confirmadas, além de um caso importado. Evitar a doença, que pode levar à morte, é possível com medidas simples, como a retirada de sujeira de calhas e lajes e o armazenamento correto de garrafas vazias, sempre com a boca para baixo, tonéis de água, que devem ser bem fechados.
De acordo com o supervisor de Combate à Dengue do Departamento de Controle de Vetores, Tadeu Pacheco, essas atitudes devem tornar-se cada vez mais comuns por parte da comunidade, principalmente em épocas de chuva.
“Sem a ajuda da população fica muito difícil fazer um combate eficaz do Aedes aegypti”, afirma.
Ainda segundo ele, é muito importante que os moradores permitam que os agentes da Secretaria de Saúde façam visitas e vistoriais nas residências.
“Nosso trabalho existe para diminuir ao máximo as chances de casos de dengue ou das outras doenças transmitidas pelo mosquito, mas infelizmente a maioria dos focos está dentro das casas, quintais, onde temos dificuldade de acesso pela desconfiança da população”, alerta.
Manter areia nos pratinhos de planta e lavar com água e sabão os vasilhames de comida e bebida dos animais domésticos são outros cuidados fundamentais. Nos imóveis que contêm piscina, a orientação é mantê-la com produtos como o cloro, que combate o inseto.
Informações e denúncias de possíveis focos podem ser feitas ao Disque-Dengue, serviço exclusivo para moradores de Arujá, no telefone 0800 778 8882.?