300 imóveis serão vistoriados
Noventa imóveis foram vistoriados e nebulizados no Center Ville nesta quarta-feira (09/01), primeiro dia da ação preventiva contra o mosquito Aedes aegypti. A expectativa é de que a iniciativa do Departamento de Controle e Vetores da Secretaria de Saúde chegue a cerca de 300 residências e comércios até a próxima sexta (11).
A ação tem caráter preventivo e visa a eliminar o mosquito e possíveis focos. Durante a atuação dos agentes é necessário que os imóveis permaneçam vazios para a aplicação do inseticida e só voltem a ser ocupados 15 minutos após a saída da equipe.
A nebulização tem início às 9 horas e os agentes podem ser identificados pelos uniformes, carro de som e máquinas de aplicação. É fundamental que o morador permita o trabalho das equipes que abrangerá diferentes quarteirões do bairro.
Cuidados
Transmitidas pelo Aedes aegypti, dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus são doenças que podem ser evitadas de maneira simples. Quem possui animal doméstico deve ser rigoroso com a limpeza dos vasos d'água, lavando-os periodicamente com escova e sabão. Vistoriar o próprio quintal e manter baldes, tambores e demais recipientes bem tampados; fechar a caixa d’água com a tampa adequada; colocar areia até as bordas dos pratinhos de plantas; guardar garrafa sempre com a boca para baixo e cuidar para que não restem locais em casa que propiciem água parada, sobretudo nesta época de chuvas, são algumas destas medidas.
Piscinas também podem tornar-se abrigo para a reprodução do mosquito. Mantê-la coberta e colocar produtos como o cloro, capazes de eliminar micro-organismos, a cada cinco dias, são opções.
Denúncias de possíveis focos podem ser feitas ao Disque-Dengue (0800 788 8882), canal de comunicação com a Secretaria de Saúde, exclusivo para moradores de Arujá.