Caminhada de Combate à Dengue
Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Caminhada de Combate à Dengue aconteceu nesta sexta-feira (18). Agentes comunitários da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Departamento de Vetores percorreram a Avenida Amazonas e todo o perímetro da Avenida João Manoel, na região central. No fim da atividade, dicas e orientações foram proferidas pela médica Lúcia Adriana Teixeira Thomaz e o supervisor de Controle de Vetores, Tadeu Pacheco.
Panfletos contendo informações e alertas sobre a doença, como os cuidados necessários para a prevenção, foram distribuídos durante o percurso da Caminhada, que contou com o apoio do Departamento de Trânsito.
Para a coordenadora da ESF, Luciana Baier, os objetivos desta iniciativa são conscientizar a população sobre a importância das ações de prevenção que devem ser realizadas frequentemente nas residências e alertar sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo mosquito.
Já a médica explicou sobre as características da dengue e seus meios de transmissão. “O vírus não pode ser transmitido por humanos, apenas pelo mosquito Aedes aegypti. São diferentes tipos de vírus transmissor, sendo possível contrair a doença por até quatro vezes. Por isto prevenir é tão importante; a dengue pode matar”, afirmou.
Tadeu enfatizou sobre a importância da frequência nos cuidados preventivos em residências. “Qualquer local com água limpa, exposta e parada, será propício à criação de larvas do mosquito. Todo cidadão deve ter a responsabilidade de manter sua casa livre de criadouros. Deve haver um trabalho conjunto entre agentes e população”, concluiu.
A Semana
Durante toda a semana os agentes do Departamento de Controle de Vetores realizaram vistorias intensificadas em imóveis dos bairros Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Jardim Emília e Jardim Real. Foram visitadas cerca de 1.300 residências e retiradas mais de 2 toneladas de objetos inservíveis que poderiam acumular água.
As denúncias de focos da doença podem ser feitas ao Disque Dengue (0800 778 8882).