comemorou nesta semana 42 anos
Escola Municipal Amadeu de Angelis comemora 42 anos
A Escola Municipal Professor Amadeu de Angelis, localizada no bairro Arujamérica, comemorou nesta semana 42 anos de funcionamento. Fundada em 12 de fevereiro de 1.977, a unidade realizou atividades para celebrar a data. Professores, diretores, alunos e colaboradores relembraram a biografia do patrono, o professor de língua portuguesa Amadeu de Angelis.
Como lembrou a diretora Monica Victorino Lopes Maiolino, a escola era inicialmente chamada “E.E.P.G. de Arujá-América”, nome que permaneceu até agosto de 1.996. O núcleo de ensino foi municipalizado em 2011, conforme a Lei Municipal nº 2.413, sendo incorporado à estrutura administrativa da Secretaria de Educação de Arujá.
“O celebrar e preservar a memória da escola é algo importante e que, certamente, incentivará nossos alunos a também darem a devida relevância à história”, disse a secretária municipal de Educação, Priscila Sidorco, ao parabenizar a comunidade escolar. O prefeito José Luiz Monteiro registrou seu agradecimento pelos serviços prestados aos arujaenses: “Há 42 anos essa escola contribuí para um futuro melhor”.
Patrono
Durante a homenagem, gestores lembraram que o patrono era natural de Caconde, interior de São Paulo. Homem de vasta cultura geral, formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Amadeu de Angelis exercitou a profissão em diversos municípios do País, mas foi em sua maturidade, em Arujá, que lecionou para estudantes de várias gerações.
Figura conhecida e notória na cidade, o professor prestava serviços auxiliares ao padre local, enfeitava a igreja e ensinava o coro para que jovens cantassem nas missas e casamentos. Faleceu em fevereiro de 1977, aos 63 anos, e não deixou descendentes. Seu legado como professor, especialmente em Arujá, segue digno de admiração e respeito.