inaugurou na última semana
Saúde: PA Central ganha brinquedoteca
A criança hospitalizada geralmente passa por situações estressantes. Neste contexto, a brinquedoteca hospitalar exerce importante papel auxiliar no alívio da dor e tensão por meio do carinho, diversão, desenvolvimento cognitivo e elevação da autoestima.
Consciente destes benefícios, o Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT), responsável pela gestão do Pronto Atendimento (PA) Central, inaugurou na última semana uma brinquedoteca na pediatria da unidade.
O objetivo é diminuir a tensão e auxiliar no processo de recuperação, por meio de atividades lúdicas que ajudam a criar um vínculo entre a criança, a família e a equipe de saúde.
Para Sonia Marcia Almeida Albuquerque, diretora geral de contratos do Instituto, com este novo espaço as crianças poderão praticar atividades prazerosas que irão distraí-las do ambiente hospitalar: “Observamos que durante o processo de espera, atendimento e internação, elas ficam tristes e ansiosas, e isso não é bom para o processo de recuperação”, concluiu.
Já para Ana Zélia Ribeiro, gerente assistencial da unidade hospitalar e uma das responsáveis pelo projeto, que foi desenvolvido em parceria com Simone Castro da Silva, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a brinquedoteca é uma importante aliada na humanização dos tratamentos dentro das unidades de saúde. “Todos os brinquedos são laváveis e aprovados pela Anvisa”, explicou a gerente.
Para viabilizar a criação da brinquedoteca, o PA Central recebeu doações e contou com o esforço de diversos profissionais que trabalharam no projeto. “Queremos agradecer a todos, pois sem este empenho conjunto nós não conseguiríamos viabilizar este projeto”, concluiu a diretora geral.
A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Informações: Assessoria de Imprensa / IDGT