Maternidade teve curso para mães e pais

os primeiros cuidados com o bebê

Saiba Mais

Prefeitura de Arujá 19/02/2019

Maternidade teve curso para mães e pais de primeira viagem

 

         Para orientar mães e pais sobre os primeiros cuidados com o bebê, partos e anestesia, entre outros temas, foi realizado na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa o curso “Mamãe de primeira viagem e papai de carona”. 

         A iniciativa é uma parceria do Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social (IDGT) com a Secretaria de Saúde de Arujá. O objetivo é promover a ação mensalmente, uma vez que já na UBS as gestantes são orientadas a visitar a maternidade antes do parto.

         Conforme explicaram os profissionais, o esse é um dos momentos mais esperados e também o que gera mais dúvidas e medos. O fundamental é que a gestante busque informações, converse com seu companheiro e seu médico sobre como quer o seu parto, pensando sempre no seu bem-estar e no bebê.

         As palestras foram ministradas pela enfermeira Elisabete Lima e pelo médico obstetra Márcio Knoller. No final da apresentação, a diretora geral dos contratos do IDGT em Arujá, Sonia Marcia Almeida Albuquerque, falou da importância dos laços familiares. 

         Alimentação

         Outra dúvida comum dos pais de primeira viagem é se o bebê está bem alimentado. É necessário que a criança seja levada ao pediatra mensalmente, ao menos nos primeiros seis meses, para o acompanhamento. Somente ele dirá se o bebê está com um desenvolvimento adequado.

         Existem mitos em torno do aleitamento materno, sobre a cor do leite, espessura, tempo e intervalo entre as mamadas. É importante ressaltar que não existe leite fraco. O leite materno é rico em nutrientes e em anticorpos que ajudarão no crescimento do bebê e prevenirão algumas doenças.

         Banho

         Um medo comum entre os pais de primeira viagem é dar banho e trocar fraldas de recém-nascidos. O que muitos não se dão conta é que essa é a fase mais fácil para realizar estes cuidados, pois os bebês estão muito pequenos e quase não se mexem. Conforme os enfermeiros explicaram, para evitar acidentes nos momentos de troca e banho, é aconselhável ter tudo o que vai precisar antes de levar o bebê ao trocador. 

         “Tenha tudo a mão e, em hipótese alguma, deixe o bebê sozinho no trocador. Por mais rápido que seja, é tempo suficiente para acontecer algo. Tenham em mente que esse processo será de aprendizado para toda a família. Os erros e acertos irão fortalecer a todos no dia a dia. Estejam unidos e prontos para qualquer desafio, vocês vão perceber que não tem nenhum segredo”, concluiu a enfermeira Elisabete Lima.

 

Fotos: Ivan Santos

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo