exige mais cuidados
Dengue: Período de chuvas exige mais cuidados
O período de chuvas favorece o surgimento de focos de dengue por conta do acúmulo de água parada nos mais diversos tipos de recipiente, até mesmo numa tampinha de garrafa pet. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, é preciso redobrar os cuidados. A Secretaria de Saúde de Arujá reforça que a cidade possui dois casos de dengue confirmados e recomenda medidas preventivas à população.
Evitar o acúmulo de água em garrafas, baldes e tonéis. Lavar com frequência os vasos de animais domésticos; manter caixas d’água corretamente fechadas; preencher com areia pratos de planta e manter nas piscinas a aplicação de produtos como o cloro, capazes de eliminar micro-organismos, são alguns dos cuidados a serem tomados nas residências.
A Secretaria também tem intensificado o trabalho preventivo. Mensalmente são 150 telas de caixa d’água instaladas e entregues a moradores, 10 mil vistorias a imóveis, 15 toneladas de pneus recolhidos em borracharias, terrenos e vias públicas, três toneladas de inservíveis retirados de quintais e outras áreas, entre outras ações, como nebulizações em áreas consideradas de maior risco.
Disque-dengue
Arujá possui um canal direto de relacionamento: o Disque-Dengue (0800 788 8882). Por este meio os munícipes podem realizar denúncias de focos do mosquito e situações de risco.