marca pré-conferência municipal
Mobilização de idosos marca pré-conferência municipal
Em 28 de março as políticas públicas, os direitos e a defesa da população da terceira idade serão o centro das discussões da 2ª Conferência da Pessoa Idosa de Arujá, na Câmara de vereadores, a partir das 8 horas. Nesta quinta-feira (28/02), mais de 70 pessoas reuniram-se na pré-conferência promovida para ouvir, preparar e mobilizar o público para o evento.
“Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas” é o tema da Conferência. Da etapa municipal, além de propostas de ações de caráter local, regional e nacional para curto, médio e longo prazos, sairão os representantes arujaenses para as fases estadual, em agosto, e federal, em novembro.
Tanto a Conferência quanto o evento prévio desta quinta-feira são promovidos conjuntamente pelo Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal de Assistência Social. “O objetivo principal da pré-conferência é apresentar aos idosos o tema, a proposta de regimento e a importância da participação no evento do dia 28. Isso permite que o tempo seja melhor aproveitado, que eles cheguem à Conferência mais seguros e contribuam de maneira mais efetiva”, explica a presidente do órgão, Regina Grubba.
O encontro desta quinta aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e contou com palestra da presidente do Conselho e debates em grupo.
Eixos
A Conferência terá quatro eixos temáticos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
“Esperamos que o cidadão participe ativamente. As conferências são, mais do que qualquer coisa, uma forma importante de profunda participação popular na tomada de decisões e implementação de políticas públicas”, diz a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.