Voltado à área administrativa
Jovens aprendizes fazem capacitação do CIEE
A Secretaria de Assistência Social de Arujá e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) estão promovendo nesta semana uma capacitação com os jovens aprendizes do município. As aulas ocorrem no Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) do Centro, o antigo Pró-Menor.
Voltado à área administrativa, o curso do módulo digital aborda conhecimentos de informática e ferramentas como o pacote Office.
O programa Jovem Aprendiz atende pessoas de 16 a menos de 21 anos com bolsas de 20 horas semanais de serviços em órgãos da administração municipal e auxílio de R$ 4,34 por hora. O período concedido é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Há previsão para abertura de novas inscrições no mês de junho.
“As capacitações cumprem o objetivo central do programa, que é fazer estes jovens concluírem seus períodos conosco e saírem mais preparados para uma oportunidade de emprego”, afirma a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.
Para se cadastrar no programa o jovem deve residir em Arujá há mais de 12 meses, estar cursando ou ter concluído ensino médio em escola pública ou ser ou ter sido bolsista integral de escola particular, ter renda familiar de até dois salários mínimos, possuir condições físicas e mentais para a execução de tarefas e aprendizagem.
Só é permitida a inscrição de um jovem por núcleo familiar e a documentação exigida inclui RG e CPF, comprovante de endereço em nome do pai ou da mãe, Número de Identificação Social (NIS) com Cadastro Único atualizado e declaração escolar com informações que indiquem o período que o jovem estuda.